19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Amor…

Love me, please love me
Je suis fou de vous
Pourquoi vous moquez-vous chaque jour
De mon pauvre amour?
Love me, please love me
Je suis fou de vous
Vraiment, prenez-vous tant de plaisir
À me voir souffrir?

Sempre fui apaixonada pela língua francesa. Pela língua italiana, também. Mas nunca consegui aprender mais que alguns vocábulos. Isso não quer dizer que nunca me arrisquei a cantar as canções nesses idiomas. Até o inglês eu “assassino”, quando gosto da melodia… bem, entre as várias canções francesas que eu amo de paixão, uma de minhas favoritas é, sem dúvida, “Love, please love me”, de Frank Gerald e Michel Ponareff… é uma daquelas canções que me deixa extasiada, me faz viajar pelo mundo dos sonhos, da fantasia. Eu sei que a letra não é tão alegre assim, pois é uma ode a um amor não correspondido… a persona da poesia implora para que sua amada corresponda a seus sentimentos, e o fato de não haver reciprocidade simplesmente a deixa ainda mais triste. E não é que é exatamente assim que a gente se sente, quando está apaixonada por alguém que não corresponde aos nossos sentimentos? Sim, eu sei que algumas pessoas preferem manter essa paixão no campo platônico, porém algumas vezes o sentimento é tão forte que você não consegue esconder, por mais que tente.

Acho que a época em que mais sofremos com nossas “paixonites” é a da adolescência. Primeiro porque, por estarmos descobrindo o mundo a nossa volta, toda e qualquer expectativa que criamos torna-se gigante, pois é tudo novidade em nossa vida. O primeiro amor geralmente vem acompanhado com a primeira desilusão. É mais ou menos assim… você olha para aquele garoto lindo… (ou garota linda, se você for menino…) e fica totalmente deslumbrada por ele. Seu sorriso inebriante, sua voz macia, seu jeito de olhar… tudo nele é perfeito, fora o fato de que não está interessado em você… e é quando começa o seu jogo de sedução.  Uma piscadinha, um olhar mais… sutil, palavras escolhidas a dedo, para tentar atrair sua atenção… e muitas vezes ( na maioria delas, na verdade) nada disso funciona, e seu príncipe encantado nem se digna a olhar para você… para ele, você é invisível, simplesmente não existe. E você, depois de desistir de lutar por esse amor não correspondido… afinal, ele resolveu ficar com outra garota que não era você… por algum tempo ficará chorando pelos cantos o amor que não floresceu. Sim, essa será a sua primeira desilusão, dentre as muitas que enfrentará vida a fora.

Em todo caso, se você não conseguiu ficar com seu amado, podemos dizer que sua desilusão não foi tão grande assim como se você tivesse ficado ao lado dele por algum tempo. Porque? Ora, é simples. Estamos falando de um amor não correspondido. De repente, mesmo sem gostar de você, como não tem “outra coisa melhor para fazer”, e como “você está dando sopa, mesmo”, ele resolve aceitar seu amor. Afinal, nada melhor para insuflar nosso ego do que saber que temos alguém realmente interessada em nós, não é mesmo? E, se esse alguém nos ama incondicionalmente, qual o problema de ficarmos juntos por algum tempo, “até que apareça coisa melhor”? Sim, eu sei que é meio… tosco… falar dessa maneira, mas as pessoas são cruéis e muitas vezes agem exatamente assim…   

O problema é que, como a pessoa não gosta de você, ela muitas vezes demonstra isso através de suas ações, menosprezando tudo que você faz… principalmente porque você está implorando para ser amada, e o amor não se implora. Ou você ama, ou não. Não existe meio termo. 

Bem, o desfecho de um caso amoroso deste naipe é previsível. Em algum momento nosso príncipe vai se cansar da situação… afinal, para ele é uma coisa incômoda… e vai se separar da gente. Se for uma pessoa gentil, tentará dourar a pílula, dizendo que a culpa pela relação não ter dado certo não é nossa, mas dele, que não soube valorizar o sentimento que lhe dedicamos. Se não for tão gentil assim, simplesmente romperá a relação, sem maiores explicações. Que na verdade não existem, mesmo.  E assim, estaremos prontas para levar o próximo tombo no campo amoroso… 

São sete horas e cinquenta minutos deste primeiro dia de Fevereiro, um mês maravilhoso que, com certeza, só trará coisas boas para nossa vida. Estamos com 21ºC neste momento, o céu está nublado e provavelmente choverá durante o dia.

Que Deus derrame sobre nós toda a benção do Céu, e nos conceda um dia simplesmente maravilhoso. Até amanhã, se Ele assim o permitir…

Autora:

Tania Miranda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio