O WhatsApp está no Brasil desde 2009 e é uma das redes mais utilizadas. São 147 milhões de contas brasileiras no aplicativo e cerca de 94% dos usuários acessam o aplicativo diariamente (Purz, 2023). Dentre os fundamentos epistemológicos da administração pública, há a observação da realidade e como esta é percebida pelos indivíduos. Neste sentido, observamos o aumento do uso do governo eletrônico – notadamente através do WhatsApp – no Brasil, em razão da familiaridade do brasileiro com o aplicativo.
Trata-se, igualmente, de gestão social. Cançado et. al (2022) nos informam que a Gestão Social “representa o interesse público não estatal e constitui a forma de administrar da própria sociedade democrática contemporânea”. Destarte, é natural que o governo eletrônico no Brasil tenha um traço marcante na referida rede. Destacaremos especificamente o uso do Procons estaduais da Paraíba e de Roraima como manifestação da gestão social e enquanto objeto de estudo da prática nas organizações públicas.
Autor:
Helder Barbosa Ribeiro. Mestrando em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV).