31 C
São Paulo
sexta-feira, 13 de setembro de 2024

O buscador (7)

CARPE DIEM: “Colhe o dia”; ou “Aproveite o dia”. É possível vivenciarmos isso na prática?

Revendo o filme Sociedade dos Poetas Mortos, com Robin Williams, chamou a minha atenção essa expressão criada pelo poeta romano Horácio.

O professor Keating (Robin Williams) mostra fotos de turmas antigas da escola, e no sentido de incentivar os seus alunos a aproveitarem ao máximo o momento presente, diz: “Carpe Diem. Aproveitem o dia, rapazes. Tornem suas vidas extraordinárias”.

É uma cena marcante. Quem se interessar, pode buscar na internet por “Carpe Diem Sociedade dos Poetas Mortos”; que há vídeos especialmente desse trecho do filme.

O que é aproveitar o dia? Podemos aproveitar o dia, sem necessariamente estarmos viajando, passeando, descansando, meditando, ou fazendo algo diferente?

Podemos aproveitar o dia, independente se estivermos no trabalho, no lazer, em casa, ou em qualquer outra situação?

Talvez uma forma de aproveitarmos o dia, independente da atividade, seja focar no momento presente, nas sensações, reações e pensamentos que surgem a cada instante. Procurando observar e vivenciar os sentimentos e emoções que surgem em cada situação.

Garanto que não é fácil manter esse foco no momento presente. A tendência  da nossa mente é dispersar, e então passamos a julgar, deduzir, se preocupar, pensar em coisas do passado, ou em coisas do futuro. Enfim, corremos o risco de estarmos tão presos ao passado, e preocupados com o futuro, ao ponto de não vivermos o presente com a intensidade necessária para chegarmos ao final do dia, e podermos afirmar categoricamente que “aproveitamos o dia”.

O que é aproveitar o dia para você?

Acredito que observando (no sentido de “prestar atenção”) nos sentimentos que levamos tão a sério e norteiam nossas ações e decisões, tais como: alegria, raiva, afeto, aversão, confiança, medo, satisfação, frustração, etc.; podemos mudar a forma de enxergar as situações e conduzir a nossa vida. 

Não tenho a pretensão de ensinar como aproveitar o dia. A minha intenção é apenas compartilhar o meu ponto de vista, e as coisas que fazem parte da minha busca.

Você acredita que nessa fase atual da humanidade e da nossa sociedade em geral, conseguimos nos dedicar um pouco mais a aproveitar o dia e o agora, em toda a sua plenitude? Vale a pena refletirmos sobre isso?

Autor:

Edivaldo Santin

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio