Em toda profissão é sempre muito importante ter por ela dom e talento. Com a fotografia não é diferente. Um mercado que vem despertando cada vez mais novos rostos, a fotografia tem ganhado destaque, sobretudo em ambientes e mídias digitais. As facilidades de se criar uma foto e ter ela em mãos, palpável ou não, conquista o interesse do público e aquece o mercado fotográfico. “As vendas digitais estão impulsionando o mercado da fotografia, sobretudo no Brasil”, afirma Waldir Évora, fotógrafo renomado entre as celebridades.
Hoje, fala-se muito em ambiente instagramável, “que consiste em um objeto, palpável ou não, seja apreciado e desperte o desejo das pessoas fotografar”, explica Waldir. O “instagramável” é aquela ideia de que algo pode ser postado nas redes sociais porque ele tem grandes chances de engajamento. Waldir, que trabalha com a arte da fotografia sempre antenado com o que certa imagem pode causar ou provocar, afirma que “todo o trabalho fotográfico precisa ter um foco, mesmo que começando de forma meio aleatória, é preciso ter uma identidade daquilo que vai fotografar, ou da pessoa que irá fotografar”.
Portanto, quando o trabalho fotográfico tem objetivo de divulgação, dados da HootSuite afirmam que 25 milhões dos usuários da Rede Social Instagram, em contas ativas, são de empresas. 80% dos usuários seguem pelo menos um perfil comercial e 60% das pessoas usam a rede para conhecer novos produtos. Nisso, vê-se a relevância de sempre pensar e se preocupar com essa reflexão na hora de produzir uma boa fotografia.