? Sensação da Copa, Marrocos alcançou 1,1 milhão de seguidores a mais entre os dias 20 de novembro e 14 de dezembro e agora conta com 3 milhões
? Mesmo com a eliminação, Brasil aumentou seu apoio no Instagram em 20%
São Paulo, 14 de dezembro de 2022 – O sucesso da surpreendente seleção de Marrocos na Copa do Mundo do Catar se reflete nas redes sociais, de acordo com InfluenceScope, ferramenta de medição de influência da Nielsen. Classificada para as semifinais após a vitória sobre Portugal, a equipe marroquina teve o maior aumento percentual entre todas as equipes do torneio com 59% de aumento e agora possui cerca de 3 milhões de seguidores no Instagram. Foram 1,1 milhão de seguidores a mais entre 20 de novembro e 14 de dezembro. A França, que foi ultrapassada pelo Brasil como seleção mais popular no Instagram, conta com 12.8 milhões de seguidores. Agora em segundo lugar no ranking da influência nas redes, os franceses aumentaram seu apoio em 5%, o que representa um acréscimo de 700 mil seguidores. Os dados coletados pelo InfluenceScope dão suporte aos profissionais durante todo o ciclo de vida do marketing de influenciadores.
Mesmo com a derrota nas quartas de final, a seleção brasileira viu um aumento expressivo de seguidores durante o Mundial. Desde o início da Copa em 20 de novembro, a seleção teve um crescimento de 20%, o que representa um aumento de 2.6 milhões de seguidores no período. Nos últimos 30 dias, o crescimento de apoio à seleção no Instagram foi ainda maior, de 24% – foram 3.1 milhões de seguidores a mais no último mês.
Com um desempenho excepcional no Mundial, o atacante Richarlison é o atleta do Brasil que mais ganhou seguidores desde o começo da competição. Autor de 3 gols em 4 partidas disputadas, o jogador do Tottenham da Inglaterra cresceu 159% no Instagram entre 20 de novembro e 14 de dezembro e agora conta com 19 milhões de fãs na rede social. O volante Casemiro, guardião da defesa brasileira e autor de um belo gol contra a Suíça, também viu um crescimento de apoio em suas redes. O defensor somou 938 mil seguidores e agora aparece com 18.9 milhões. Sua base cresceu 5% neste intervalo.
Com base na solução Digital Ad Intel, exclusiva para análise de concorrência que avalia o ecossistema de publicidade digital e compara estratégias de anúncios, a Nielsen apontou que, durante o mês de novembro, as três marcas mais associadas a esses jogadores brasileiros totalizaram juntas 477.431.624 impressões, com o seguinte share:
- Apple (81%)
- Adidas (11%)
- Nike (8%)
Sobre Nielsen InfluenceScope
InfluenceScope é a solução orientada por dados da Nielsen para dar suporte aos profissionais de marketing durante todo o ciclo de vida do marketing de influenciadores. Avaliamos usuários de redes sociais com mais de 1.000 seguidores ou assinantes que exercem influência em plataformas digitais ou sobre audiências digitais. Selecionamos personalidades que correspondem aos objetivos da campanha da marca e medimos o valor das parcerias, ajudando as marcas a maximizar o ROI do marketing de influenciadores.
Sobre a Nielsen
A Nielsen retrata a mídia e o conteúdo do mundo como líder global em medição de audiência, dados e análises. Por meio de nossa compreensão das pessoas e de seus comportamentos em todos os canais e plataformas, capacitamos nossos clientes com inteligência independente e acionável para que eles possam se conectar e se engajar com seus públicos — agora e no futuro. A Nielsen opera ao redor do mundo em mais de 55 países. Saiba mais e conecte-se conosco nas mídias sociais (Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram).
Autor:
Bernardo Torelly