16.5 C
São Paulo
segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Fim de ano iluminado: deixe a casa perfeita para receber as festas

A Yamamura traz dicas para iluminar espaços de confraternização como salas de jantar,

áreas gourmet, varandas e terraços

Com a chegada das festividades de Natal e Réveillon, aumenta a preocupação em deixar as áreas sociais simplesmente perfeitas para receber os convidados. Nesse ponto, os protagonistas são os espaços gourmet e de confraternização, tais como salas de jantar e estar, barzinhos, varandas, terraços, assim como os ambientes integrados e repletos de charme. Aproveitando o momento, a Yamamura traz dicas incríveis para iluminar esses ambientes de forma correta. Confira!

Sala de Jantar
Protagonistas do décor, normalmente as salas de jantar são amplas e integradas a outros ambientes. Dessa forma, é indicado criar uma variação entre as peças embutidas e as sobrepostas. No caso das luminárias embutidas, os plafons com iluminação de foco são as apostas para a luz geral de circulação do local. Já para as luminárias sobrepostas, a sugestão é pelo uso de pendentes ou lustres acima da mesa. 
Pendente redondo com led integrado é destaque do ambiente. Projeto do escritório FAN Interior Designcom foto de Emerson Rodrigues
Lustres e Pendentes
No caso do lustre – que costuma ser maior e mais imponente – geralmente é incluída apenas uma peça de destaque na sala de jantar. Já no caso dos pendentes – que na maioria das vezes são menores e mais versáteis – é permitido arriscar mais! Sendo assim, é possível criar diferentes composições, ao alternar modelos e suas respectivas alturas, para trazer uma atmosfera mais descontraída. 

Aconchego
Tanto para a sala de jantar, quanto para as demais áreas sociais em que os convidados serão recebidos, a temperatura de cor recomendada é o branco quente (2700K a 3000K) para trazer a sensação de bem-estar.
Cantinho de café e barzinho com um carrinho de madeira e arandela delicada | Pendente dourado valoriza a cozinha americana. Projeto da Kaleidoscope Arquitetura com imagens de Emerson Rodrigues
Áreas Gourmet
Vale apostar em pendentes decorativos em cima das mesas ou cordões de luzes decorativos. Arandelas e plafons também são bem-vindos nesses locais. Para os espaços cobertos há mais opções de luminárias, pois não necessitam de peças com um grau tão elevado de proteção. Já os locais a céu aberto, como os terraços, estão sujeitos à ação de intempéries, exigindo cuidados. O recomendado é buscar por produtos com Índice de Proteção IP65 (resistente à poeira e aos respingos d’água), IP66 (que suporta jatos d’água) ou IP67 (que resiste à imersão temporária de uma luminária). 
Terraço com luzes de led em projeto da arquiteta Luciana Ballio com foto de Emerson Rodrigues
Observações importantes
– No caso específico de bancadas de churrasco ou de preparação dos alimentos em áreas gourmet, a luz de temperatura branco neutro pode ser uma boa pedida (4000K) para auxiliar nas atividades e contribuir com a concentração.

– Nas varandas cobertas, quando as luminárias se encontram muito próximas de áreas suscetíveis às ações de chuva e sol, também convém procurar por produtos de iluminação com o grau mínimo IP65.
Sobre a Yamamura
A Yamamura, com 50 anos de história, se destaca no mercado por oferecer soluções completas em iluminação – tanto decorativa quanto técnica – alinhadas à qualidade, preço competitivo e um verdadeiro time de especialistas. Considerada a maior megastore do segmento de iluminação da América do Sul, a marca conta com um mix amplo de produtos, com destaque para os itens exclusivos e importados. A marca possui lojas na Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas, São Bernardo do Campo e Santo André, além de um Centro de Distribuição e a loja online.

Autora:

Karina Monteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio