EDMUNDO KERN: UMA HISTÓRIA DE VIDA. “HOJE, A HISTÓRIA É DE QUINTA”.

0
2205

Situada no município de Portão (RS), a Escola de Ensino Fundamental, Edmundo Kern com uma demanda de 223 alunos e um corpo docente de 32 Professores, emanados, no cumprimento de oferecer um ensino de qualidade, sob o comando da Diretora Denise Ribas e o Supervisor Alexandre Kirst Fuhrman, mesmo diante dos desafios do dia a dia. “Educar a criança, no caminho em que ela deva andar, não a impedirá de escolher quando adulto, o seu próprio caminho, mas não o exumará de não ter sido ensinada”.

Leia mais: EDMUNDO KERN: UMA HISTÓRIA DE VIDA. “HOJE, A HISTÓRIA É DE QUINTA”.
Início » EDMUNDO KERN: UMA HISTÓRIA DE VIDA. “HOJE, A HISTÓRIA É DE QUINTA”.

Nos dias subsequentes ao mês de Dezembro, em que, as mentes das crianças viajam no sentido de darem vazão a todo tipo de encantamentos e sonhos, o “passar” de ano, ou ser aprovado (a) na escola é um dos desejos prementes e regularmente assimilados pelas mentes das crianças, pois sua aprovação na escola, não apenas redundará em alegria, como também, se tornará em mais uma razão para que os pais, dentro de suas possibilidades, atendam seus desejos mais específicos. O quinto ano, do corrente ano de 2022, tem similaridades com os que já passaram, porém; são donos de peculiaridades que o torna especial. Yasmim é o nome de uma flor surgida no velho mundo, cujo significado é: “Jasmim”, “Perfumada”. Como uma flor perfumada, ela se destacou entre os demais alunos, “Como o bom perfume ” de Cristo, Yasmim plantou capricho, determinação e postura. Entre os tantos significados sentidos, encontrados e vivenciados, por esses alunos, cada qual, com suas necessidades, dificuldades e descobertas, o tempo presente nas vidas dos alunos, da “quinta” certamente os reencontrarão na sexta, na sétima e porque não dizer, na memória “longa” por toda a vida.

De acordo com uma lenda Celta, Sabrina tem um significado nobre, pois uma Ninfa ou Princesa havia se afogado em um rio, que está localizado na Inglaterra, cujo nome era Saverna , nome antigo, que deu origem a Sabrina. Graças à lenda Anglo-saxônica, esse nome é muito comum entre esse povo tendo se alastrado, até os dias atuais. Interessante observar, que a partir da palavra “Tzabar” em Hebraico, que tem como variante a palavra Árabe “Sabra” Sabrina já passa a ter um significado resignificado, “Cactus espinhoso” assim era chamadas as mulheres judias, naturais de Israel. Sabrina é uma menina de personalidade forte, arrojada e deveras “espinhosa” principalmente, quando provocada pelos demais, a resposta é sempre imediata! Sabrina, se comparada aos discípulos de Jesus, seria uma espécie de: “Simão Barjonas” isto é; “Filho do Trovão”. Não é sem motivo, que em sala de aula, às vezes, o tempo “esquentava”.

Publicidade

Ainda caminhando pelo caminho das experiências vividas, sentidos encontrados e pensamentos efêmeros, desmoçamos na aluna Júlia. Diferentemente de Sabrina, Júlia, apenas remonta à juventude, jovialidade. Para os admiradores da Mitologia, se encontra com “Juluius” ou ainda, seria uma “filha de Júpiter”. Pensou na Júlia da “quinta” encontrou-se, o que há demais melindroso (a). por vezes, mimada, contudo; com características distintas, se comparada aos demais. Por conseguinte, a fim do não favorecimento ao sexo feminino lembramos do Artur, também este é uma derivação de um nome Celta, cujo significado é de “nobre”, “corajoso”. Artur é um menino “zen” sempre em busca do estar “só”, isto é; apenas consigo mesmo. Outro aluno com características bastante específicas, é o Wesley, de acordo com dados do censo demográfico de 2010, mais de 150 mil pessoas possuem esse nome no Brasil, se constituindo, em um dos mais requisitados na hora de se registrar recém nascidos em cartório. Todavia, Wesley tem o sentido de “Oeste” ou “Ocidente” sendo como no BRASIL, um dos nomes mais frequentes, nos Estados Unidos da América.

Como podemos ver, a história da “quinta” neste caso, se reveste em uma história de primeira linha. Vivências comuns em experiências e sensações por vezes, incomuns, mas que de maneira real e factual, se traduz na História da Escola Edmundo Kern. Que as experiências vividas, os momentos de dificuldades e superações, sejam como o que cita, o Livro de Provérbios, na vida desta quinta série, que a partir de agora, já se tornou sexta, isto é: ” O caminho dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando! brilhando! até se tornar num dia perfeito. (Provérbios 4:18).

Que daqui, há muitos anos, com cada dia brilhando, nossos alunos da “quinta” tornem-se, cidadãos de primeira, a fim de que, o trabalho de toda uma equipe, não se perca no tempo, mas fique guardado, nos corações.

Alunos que se despedem da Escola Edmundo Ker:

Davi, Eduardo, Érica, Gabriel, Gabrielle, Izabela, Kauã, Kayque, Maria Eduarda, Raziel, Sabrina, Vitor Gabriel, Wesley Eduardo, Wesley Mattos, Yasmin, Júlia, Artur e Vitor Matheus.

Atenciosa e carinhosamente.

Professor: Claudinei Telles.

https://jornaltribuna.com.br/wp-admin/post.php?post=53547&action=edit

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui