Especialista fala sobre 8 lições de oratória para usar na carreira
A comunicação está presente em todas as áreas da nossa vida, e são muitas as lições de oratória que podem ser tiradas dos discursos motivacionais dos técnicos de futebol. Muitos deles fazem discursos poderosos, capazes de motivar seus atletas a terem um grande desempenho em campo.
A Fernanda de Morais, fonoaudiólogareferência em comunicação e oratória, preparou 8 lições desses discursos para usar na carreira:
1. Mostram a sua paixão
Os melhores técnicos acreditam no que dizem, não têm medo de se emocionar e mostrar a paixão em seu discurso. Eles geralmente têm um domínio do tom de voz que é forte e enfático e da linguagem corporal, com gestos amplos e firmes, e assim inspiram e motivam os jogadores.
2. Incluem exemplos da vida real com os quais o time pode se identificar
Os melhores técnicos geralmente incluem exemplos da vida real em suas conversas motivadoras com os quais os jogadores podem se identificar, como uma anedota sobre um jogador conhecido, uma foto, um gráfico, um vídeo ou uma bola de campeonato, por exemplo.
3. Fazem uma pausa após as principais declarações para que a mensagem possa ser processada
Os técnicos conhecem muito bem seu time e sabem o que vai funcionar e o que não vai. Eles fazem contato visual frequentemente com todos e fazem uma pausa depois de fazer declarações importantes, dando aos jogadores tempo para processar o que disseram. Eles são capazes de ir do abismo ao estado mais sonhado e desejado na mesma frase.
4. Lembram os jogadores do porquê estão lá
Lembram o seu time de como eles chegaram até lá. Conversam sobre tudo o que passaram durante a temporada, especialmente todos os obstáculos que superaram e o time se lembrará disso durante o jogo, especialmente se estiverem perdendo em algum momento.
5. Lembram do que já conseguiram
Eles dizem aos atletas como têm orgulho deles e puxam a “orelha” caso seja necessário.
6. Tomam medidas para eliminar o excesso de confiança
Ressaltam o quão talentoso é o time adversário, já que muitos times perdem grandes jogos por excesso de confiança.
7. Incentivam a autoconfiança
Motivam seu time, visualizando onde irão chegar!
8. Terminam seu discurso em alta
O objetivo é atingido quando os jogadores saem do vestiário prontos para vencer!
“Diante disso, podemos refletir em nossos discursos profissionais sobre cada um desses aspectos para melhorar nosso desempenho e entrega. Seguindo esses passos você estará pronto para ser muito bem-sucedido em sua comunicação e muito mais que isso, de fazer a diferença por onde você passar”, sugere a especialista.
Desafio você a colocar em prática:
– A paixão: fale com emoção, varie a sua voz e viva de verdade cada palavra que disser;
– Os exemplos: uma das qualidades dos grandes discursos é exemplificar torando a mensagem de mais fácil entendimento;
– As pausas estratégicas: incluir o silêncio entre as ideias pode tornar o seu discurso claro e didático;
– O porquê da sua audiência te ouvir e de você estar expondo a mensagem: defina o seu objetivo de acordo com a sua audiência, adapte a linguagem e a forma de apresentar cada informação;
– As vitórias que você já teve em outros discursos: se você estiver mais nervoso com uma apresentação, visualize momentos que você se saiu bem e foi elogiado;
– A importância do planejamento para qualquer situação: a preparação é a única maneira de atingir o sucesso do discurso, mesmo que você esteja acostumado a falar sobre o assunto;
– E a conclusão que deve ser alta e memorável: encerre com “chave de ouro” propondo uma ação imediata do seu ouvinte.
Autora:
Fernanda de Morais
Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras
Fonoaudióloga Mestre e Especialista
Instagram: @fe.demorais