O hábito de consumo pode ser alterado por vários fatores, incluindo mudanças nas tendências de consumo, novas tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor.
Por exemplo, durante a pandemia de COVID-19, o hábito de consumo mudou drasticamente, com o aumento do comércio eletrônico e a diminuição do comércio presencial. No entanto, agora que as restrições estão sendo relaxadas e o comércio presencial está reabrindo, é provável que o hábito de consumo volte ao normal, com o aumento do consumo presencial.
Isso terá um impacto significativo no mercado, pois os consumidores poderão escolher novamente entre comprar online ou presencialmente. Isso pode levar a uma mudança nas estratégias de marketing e vendas dos varejistas, que terão que se adaptar às novas necessidades e influir no consumidor.
Além disso, é provável que os consumidores sejam mais cautelosos e seletivos em suas compras, devido ao impacto econômico da pandemia. Isso pode levar a mudanças nas escolhas de produtos e marcas, e aumentar a procura por produtos de alta qualidade e durabilidade.
Em resumo, o hábito de consumo pode ser alterado por vários fatores, e a reabertura do comércio presencial pode levar a mudanças no comportamento do consumidor. Isso terá um impacto significativo no mercado, e os varejistas terão que se adaptar às novas necessidades e compulsões do consumidor.
Autor:
Willians Fiori
Especialista em longevidade desde 2003
Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia
Professor docente da pós graduação em Geriatria & Gerontologia/ Mercado saúde no Hospital Israelita Albert Einstein
Professor docente FMUSP – Saúde Publica e manejo de pacientes longevos
Criador do grupo de estudos sobre longevidade envelhecimento 2.0
Host e criador do Gerocast Podcast
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