20.8 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Instituto Anga abre sua primeira turma afirmativa de pessoas negras no Programa Young Leaders

Programa em parceria com a Copastur tem como foco potencializar jovens lideranças negras com base no arquétipo “Liderando Inovações Conscientes”  

São Paulo, Novembro de 2022 – O Instituto Anga, uma plataforma de formação de lideranças conscientes e diversas para acelerar a transição para um Brasil menos desigual, acaba de abrir inscrições, em parceria com a Copastur, para a sua primeira turma afirmativa a ser composta somente por pessoas negras do Programa Young Leaders, uma iniciativa que tem como principal objetivo desenvolver competências essenciais para que jovens lideranças negras possam conduzir negócios e atuar em cenários complexos a partir de uma atuação inovadora e ao mesmo tempo consciente. 

Segundo a Diretora do Instituto, Marcela Toguti: “Entendemos que em uma sociedade em que o racismo limita o desenvolvimento de pessoas pretas, impossibilitando o acesso a papéis de liderança e influência, é parte de nosso propósito e missão formar mais líderes alinhados com a mudança estrutural que queremos causar no enfrentamento ao racismo. Para nós, do Instituto Anga, para alterarmos uma narrativa precisamos alterar os protagonistas. Por isso, a turma afirmativa do Programa Young Leaders tem tamanha relevância para nós”. 

Em relação à metodologia, o projeto visa aplicar processos práticos que possam ser implementados no dia a dia, com experiências vivenciais em organizações que atuem efetivamente em realizações de transformação social no país. Para isso, o modelo propõe um bate-papo com lideranças que inspiram o Brasil e o mundo, trazendo discussões profundas que provocam reflexões e insights inspiradores, ampliando conexões e networking com jovens líderes em ascensão.  

Esta será também a primeira turma do Programa Young Leaders a receber o conteúdo atualizado e baseado no Arquétipo “Liderando Inovações Conscientes”, recém-lançado estudo realizado pelo Instituto Anga e MIT Sloan Management Review Brasil, em correalização com o Instituto Capitalismo Consciente e Sistema B. Um diferencial da formação, a partir de agora, é a utilização da ferramenta de avaliação individual dos participantes, a Leading Conscious Innovation (LCI), baseada no arquétipo e criada em parceria com a empresa Humanizadas, uma startup de inteligência de dados para uma “Nova Economia”. 

Ao todo, o programa é gratuito,  conta com 10 encontros, de 40 horas e com 25 alunos participantes em um formato virtual. Sobre a experiência, Augusto Junior, Head do Movimento Young Leaders e Chief Knowledge Officer do Instituto Anga, relata que: “Temos a certeza de que lideranças negras podem e mudam a estrutura da sociedade, com sua força e potência quando lideram. Com isso, nosso objetivo é tornar a experiência mais prática possível de modo a fortalecer estes jovens profissionais negros para que se tornem ainda mais diferenciados e empoderados, sendo capazes de influenciar ambientes e inspirar outros, trazendo alto impacto para o ecossistema “. 

Instituto Anga 

O Instituto Anga tem como propósito reduzir as desigualdades do Brasil, trabalhando prosperidade social, econômica e coletiva no país por meio de uma liderança mais consciente. Dessa forma, o Instituto cocria programas de lideranças para públicos jovens e vulneráveis e sustenta a comunidade desenvolvida, fomentando uma rede de apoio. Em 4 anos de existência, já formou mais de 300 lideranças. Lideranças essas que, com sua influência, já alcançaram mais de 4 milhões de pessoas por meio de projetos e iniciativas da comunidade. O Instituto faz parte do Grupo Anga, holding que atua como uma plataforma de impacto e investimento focada em empreender negócios capazes de promover prosperidade social, ambiental e econômica coletiva.

Autor:

Adriano Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio