13 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Demissões no Twitter no Brasil podem gerar indenizações? Especialista explica

Na última semana, funcionários do Twitter do mundo todo foram surpreendidos com demissões de última hora, isso tudo após Elon Musk assumir a gestão da plataforma que foi adquirida por US$ 44 bilhões. Há relatos de que funcionários foram demitidos por e-mail e perderam acesso aos sistemas internos e aos computadores corporativos.

O advogado trabalhista e sócio do Corrêa da Veiga Advogados, Mauricio Corrêa da Veiga, explica que o Twitter é uma empresa global, justamente por isso os contratos são feitos de acordo com a legislação de onde cada funcionário está.

“Por isso, o empregado brasileiro do Twitter, por exemplo, pode se valer da legislação brasileira. Evidentemente vai depender do que está no contrato, mas a princípio o contrato é pela execução dos serviços. O contrato vai obedecer a legislação de onde está sendo executado, ou seja, onde está esse empregado”, afirma.

Corrêa da Veiga também destaca que a demissão por e-mail, inicialmente, não enseja algum tipo de indenização.

“A princípio não é uma mácula para o empregado. Isso pode acontecer. Até porque o empregado trabalha de forma telepresencial e, então, ele pode ser demitido também telepresencialmente e em massa. Esse fato unicamente por si só não enseja uma indenização por dano moral, por exemplo. Ao contrário do que se fosse uma microempresa, onde um empregado é demitido por e-mail. Ao se tratar de empresas grandes como Google, Twitter esse fato não gera nenhuma indenização”, ressalta o especialista.

O especialista em direito do trabalho ainda explica que quem for demitido e se achar no direito de postular algum tipo de indenização devido a algum descumprimento do contrato, pode procurar a justiça. Entretanto, destaca que o fato de ser demitido por e-mail ou por comunicado, não gera nenhum tipo de indenização.

Autora:

Paloma Conde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio