Índice Meu Crediário aponta que 9,16% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês passado
A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou em setembro um aumento de 8,10% em relação ao mês anterior. O levantamento aponta que 9,16% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento de setembro, enquanto o indicador era de 8,42% em agosto. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.
Realizado pelo Meu Crediário – fintech especializada no setor – o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de setembro de 2022 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em junho deste ano e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.
Além da comparação mês a mês, o Índice Meu Crediário aferiu um aumento de 16,37% na inadimplência de setembro ante ao mesmo período do ano passado – quando 7,66% dos carnês estavam atrasados. “No mês passado, tivemos uma redução significativa nas vendas comparado ao mesmo intervalo de 2021. Com menos clientes comprando, a análise é de que parte deles também acabou não saindo para pagar suas parcelas”, avalia Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.
Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.
Autor:
Renato Cardeal de Oliveira