A reconhecida fabricante de pastilhas amplia seu portfólio com a criação da Atlas Porcelanas, com foco no mercado gourmet e hoteleiro
Todo mundo já conhece a tradição e a qualidade da Cerâmica Atlas, líder na fabricação de pastilhas de porcelanas e cerâmicas grés de pequenos formatos, presente nas casas de muitos brasileiros. Sempre se reinventando, a empresa que acaba de completar 58 anos, apresenta uma novidade: a criação da Atlas Porcelanas, nova marca que aposta na produção de porcelanas de mesa. “O fundador da Cerâmica Atlas, Geraldo Ricciardi, sempre foi um entusiasta pela arte da porcelana, tornando a empresa referência no mercado nacional com a produção das pastilhas. A partir da expertise com a matéria prima, ele decidiu realizar um grande sonho e montar uma marca exclusiva para a produção de porcelanas de mesa. Foi então que nasceu a Atlas Porcelanas“, afirma a sua filha e diretora Cristina Ricciardi Brisighello. A nova fábrica foi construída no mesmo parque fabril da Cerâmica Atlas, na cidade de Tambaú, interior de São Paulo. A nova unidade possui cerca de 12 mil m², exclusiva para a produção das porcelanas de mesa. |
Porcelanas de mesa produzidas pela Atlas / Crédito de Fábio Ricardo de Lara |
Novo Público “No momento, o nosso foco é o setor corporativo, que inclui os mais diversos estabelecimentos gastronômicos e hoteleiros. Como já temos bastante experiência com as pastilhas de porcelana, decidimos dar esse novo passo e conquistar novos públicos, sempre entregando produtos de qualidade”, afirma Cristina Ricciardi Brisighello. Segundo ela, a Atlas já possui algumas linhas definidas para oferecer atualmente, que foram desenvolvidas com base no que o mercado consome. Entre os principais investimentos, além de um moderno parque fabril, está uma impressora 3D, que é capaz de gerar novos moldes e desenvolver peças exclusivas. “Outra personalização oferecida é a decoração das peças, em que é possível colocar o logo do cliente e outros elementos visuais“, destaca. |
As peças podem ser personalizadas com o logo do cliente / Crédito de Josy Camargo |
Produção Apesar da semelhança entre as principais matérias primas, a porcelana de mesa, comparativamente com os revestimentos, necessita de cuidados diferentes durante a fabricação. Isso ocorre por causa da delicadeza das peças, além da necessidade de um padrão de beleza singular, pois os produtos estarão presentes nas mesas das principais redes hoteleiras e de restaurantes. Dessa forma, há rigorosos programas de qualidade nos processos. |
Fábrica que produz as porcelanas de mesa da Atlas / Crédito Marketing Atlas |
Portfólio Atualmente, a Atlas produz linhas completas para os segmentos de cafeterias, bares, restaurantes, hotéis e resorts, visando atender todas as necessidades desses públicos. Entre os produtos fabricados estão: xícaras (café, chá e capuccino), pratos (sobremesa, pão, raso e fundo), tigelas, bowls, ramequins, potes, travessas, formas, leiteira e manteigueira. |
Peças produzidas pela Atlas Porcelanas / Crédito de Guilherme Gongra |
Por que porcelanas brancas? “A porcelana branca é versátil, muito resistente e cai muito bem com qualquer tipo de decoração por ser atemporal”, conta a diretora. Outro fator primordial é que as porcelanas brancas destacam a refeição a ser servida. Um prato colorido ou muito estampado, pode ser charmoso, mas em boa parte dos casos, distrai e tira o foco do que está sendo servido. Com relação às questões técnicas, a cor branca nas porcelanas é proveniente do processo de queima, uma vez que os materiais são queimados em altas temperaturas, chegando a 1350 graus. Onde encontrar: As linhas de porcelanas de mesa poderão ser adquiridas através do setor comercial da própria fábrica. Para as empresas interessadas, o contato poderá ser realizado pelo telefone (19) 3673-9627 ou e-mail vendas@porcelanasatlas.com.br |
Peças da nova marca Porcelanas Atlas / Crédito de Fábio Ricardo de Lara |
Sobre: Cerâmica Atlas e Atlas Porcelanas Fundada nos anos 60 por Geraldo Ricciardi, empresário de grande visão e ousadia, a Cerâmica Atlas é líder nacional no segmento de pastilhas de porcelana e cerâmicas grés nos pequenos formatos. Em 58 anos de trajetória, alcançou alto nível de qualidade, volume, variedade de formatos e cores, atributos reconhecidos pelo mercado brasileiro e internacional. Sua ampla expertise no desenvolvimento de pastilhas e cerâmicas, faz com que, os produtos estejam nos principais projetos de fachadas, piscinas e ambientes residenciais internos e externos. A partir de 2022, a empresa ingressa também no segmento de porcelanas de mesa, com a nova marca Atlas Porcelanas, localizada no mesmo parque fabril. |
Autora:
Karina Monteiro