Seja por falta de conhecimento, seja por receio ou qualquer outro motivo, o fato é que o registro de marcas e patentes é algo pouco utilizado no Brasil.
Não há muita informação sobre o assunto e a pouca informação disponível parece demonstrar que o processo todo é muito complicado, cheio de etapas muito burocráticas e que na maioria das vezes, simplesmente não é viável.
Baseado nisso, listaremos alguns motivos para que você considere registrar sua marca ou patente junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o órgão nacional responsável por este tipo de regulamentação.
1 Segurança
O primeiro e principal motivo é a segurança que a marca patenteada proporciona ao seu dono. Segundo dados do INPI, são efetivados cerca de 430 pedidos de registro de marcas e patentes por dia no Brasil, um número bem alto. Portanto, a chance de você estar utilizando um nome ou uma ideia que pertence à outra pessoa é bem maior do que as pessoas imaginam.
O uso de uma marca ou patente registrada sem permissão do dono configura crime de pirataria e acarreta em penas que vão desde indenizações até prisão, variando conforme o caso. Não corra esse risco!
2 Valor
As maiores empresas do mundo têm grande parte de seu patrimônio da reputação de sua marca. Grandes nomes como Coca-Cola, Apple, McDonalds e outros, valem milhões de dólares apenas em bens não materiais, isso inclui a marca.
Com o registro no INPI, sua marca, conforme cresce, vai adquirindo reputação e fama e esse crescimento pode tornar sua marca o seu bem mais valioso. Isso não seria possível sem o registro de marcas e patentes.
3 Evite Confusão
Imagine que você tem uma marca já razoavelmente estabelecida e reconhecida por prestar um serviço ou ter um produto de qualidade que as pessoas realmente gostam.
Então, em algum lugar, surge um nome parecido no mesmo ramo que o seu, prestando serviços ruins. As pessoas vão acabar confundindo as empresas e a sua “versão pirata” pode acabar manchando uma reputação que levou muito tempo, esforço e dedicação para ser construída.
Essa confusão é mais comum do que se imagina, ainda mais em tempos de internet.
Com o registro de marcas e patentes em mãos, alguém que está criando um novo empreendimento saberá que o nome não pode ser utilizado, e caso alguém utilize mesmo assim, você terá meios legais para impedir a utilização do seu nome e poderá ser indenizado caso a duplicidade lhe traga algum tipo de prejuízo.
4 Ganhe dinheiro com a sua marca registrada
Um mercado que vem crescendo de forma expressiva no Brasil é o de franquias. Nesse sistema de negócios, você permite que outra pessoa utilize sua marca e recebe royalties em troca. Para iniciar um negócio de franquia ou licenciamento de marca, é imprescindível o registro no INPI.
Sem o registro, além de poder ser multado por outra pessoa que já registrou o nome anteriormente, um de seus próprios franqueados pode requerer a marca antes de você. Portanto, se você pretende entrar no ramo de franquias com o seu produto ou serviço, faça o seu registro de marcas e patentes.
Você sabia?
O INPI oferece desconto a microempresas, microempreendedores individuais, pessoas físicas e cooperativas. Para se informar mais detalhadamente, consulte os valores cobrados no portal da entidade.
Proteja a sua marca Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente de possíveis copiadores e da concorrência, além de ganhar espaço no mercado. Se Você Se Preocupa e Quer Proteger a Sua Marca. Consulte sempre uma empresa segura. A Marca e Patentes VIX garante o sigilo da informação da sua marca. Entre em contato conosco. Ligue-nos ou mande uma mensagem pelo WhatsApp / Telegram (027) 99729 3505
® Busca do seu nome comercial / empresarial gratuita.
® Não há mensalidade / trimestralidade / anuidade.
® Termo de garantia de serviço.
Fonte: Marcas e Patentes VIX