A jovem, Ana Beatriz, estudante do último ano do ensino médio, que tem 17 anos, descobre 4 asteroides em programa com parceria do MCTI/IASC e a NASA.
Ana Beatriz que é de São Paulo Capital bairro de São Mateus, estudou a vida inteira em escola pública e defende a importância da influência científica nas escolas do Brasil.
Ana, no ano de 2021 e 2022 foi premiada com cursos online da USP, visita monitorada e isenção da taxa do vestibular de ingresso da USP (FUVEST), por ser ganhadora da competição de conhecimentos da USP, que visa divulgar as portas de entrada para a universidade.
Também no ano de 2022 foi medalhista na categoria ouro da OBA – Olimpíadas brasileira de Astronomia e Astronáutica. Na prova de múltipla escolha com questões de Ciência e Matemática, Ana alcançou a nota 10.
Ana, participou de um projeto chamado caça aos asteroides MCTI que tem parceria com a NASA onde descobriu e detectou 4 novos asteroides. O Caça Asteroides é um programa em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), com objetivo de popularizar a ciência entre cidadãos voluntários. Este programa é de abrangência nacional e internacional. Conta com o apoio do (CNPq) e (SEDUC/MT).
Após selecionadas as equipes e participantes, eles analisam conjuntos de imagens que são fornecidos pelo Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, o instituto usa o telescópio Pan-STARRS de 1,8m localizado em Haleakalã. Essas imagens são de objetos próximos à Terra, asteroides no cinturão principal, troianos, centauros, transnetunisnos e cometas.
Ao longo do ano, a jovem conta que participou de 2 equipes, que tem seus nomes fazendo referência ao filme Interestelar;
A primeira a equipe MCTI-36 intitulada como TARS. Que contava com 8 participantes, com essa primeira equipe, que participou da campanha de março-abril, na qual a jovem conseguiu catalogar 1 asteroide, intitulado até o presente momento como ABR0001 (ABR que faz referencia ao seu nome, Ana Beatriz Rodrigues).
A segunda equipe MCTI-116 intitulada como MURPHY. Que contava com 10 participantes, com essa segunda equipe que participou da campanha de julho-agosto, na qual a jovem conseguiu catalogar 3 asteroides, intitulados de ABR0028, ABR0030 e ABR0044 (ABR que faz referencia ao seu nome, Ana Beatriz Rodrigues).
“Com minha segunda equipe conseguimos, juntos, identificar 4 asteroides confirmados pelo MCTI, indo para as preliminares. Me sinto lisonjeada de ter uma equipe tão dedicada e talentosa, tivemos um trabalho árduo nesses dois meses e estamos colhendo os resultados agora”, contou.
A jovem tem um perfil nas redes sociais na qual quer começar a incentivar pessoas e principalmente mulheres nas ciências espaciais e físicas. No seu perfil ela também comemorou essas novas conquistas, na onde ela diz:
“Não tenho palavras pra descrever minha felicidade ao encontrar esses 4 pontinhos no céu. O mais legal é que caso passe da detecção provisória poderei nomear esses asteroides… Agradeço grandemente a essas equipes pelo apoio, carinho, paciência e desenvolvimento, me sinto lisonjeada de ter conseguido dividir momentos especiais como esse com vocês. Aparentemente, o céu não é o limite.”
Se você quer conhecer mais sobre essa história, procure por: @anabia.rc
Autora:
Ana Beatriz
Matéria maravilhosa, que nos remete a esperança nesses jovens, e também um olhar de valorização da educação pública e também aos professores que não são valorizados o quanto eles merecem!
Sucesso para essa jovem e que influencie de forma positiva outros jovens e que os façam enxergar a educação como porta para um futuro brilhante
Minha filha parabéns, sempre batalhadora correndo atrás do seu. continue assim
Parabéns aninha, realmente um grande orgulho pra todos nós, mulher inteligente. Um orgulho de ser seu amigo
parabéns bia, sucesso ?