21.7 C
São Paulo
sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Jovem de São Paulo descobre 4 novos asteroides em programa da NASA.

A jovem, Ana Beatriz, estudante do último ano do ensino médio, que tem 17 anos, descobre 4 asteroides em programa com parceria do MCTI/IASC e a NASA.

Ana Beatriz que é de São Paulo Capital bairro de São Mateus, estudou a vida inteira em escola pública e defende a importância da influência científica nas escolas do Brasil.

Ana, no ano de 2021 e 2022 foi premiada com cursos online da USP, visita monitorada e isenção da taxa do vestibular de ingresso da USP (FUVEST), por ser ganhadora da competição de conhecimentos da USP, que visa divulgar as portas de entrada para a universidade.

Também no ano de 2022 foi medalhista na categoria ouro da OBA – Olimpíadas brasileira de Astronomia e Astronáutica. Na prova de múltipla escolha com questões de Ciência e Matemática, Ana alcançou a nota 10.

Ana, participou de um projeto chamado caça aos asteroides MCTI que tem parceria com a NASA onde descobriu e detectou 4 novos asteroides. O Caça Asteroides é um programa em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), com objetivo de popularizar a ciência entre cidadãos voluntários. Este programa é de abrangência nacional e internacional. Conta com o apoio do (CNPq) e (SEDUC/MT).

Após selecionadas as equipes e participantes, eles analisam conjuntos de imagens que são fornecidos pelo Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, o instituto usa o telescópio Pan-STARRS de 1,8m localizado em Haleakalã.  Essas imagens são de objetos próximos à Terra, asteroides no cinturão principal, troianos, centauros, transnetunisnos e cometas.

Ao longo do ano, a jovem conta que participou de 2 equipes, que tem seus nomes fazendo referência ao filme Interestelar;

A primeira a equipe MCTI-36 intitulada como TARS. Que contava com 8 participantes, com essa primeira equipe, que participou da campanha de março-abril, na qual a jovem conseguiu catalogar 1 asteroide, intitulado até o presente momento como ABR0001 (ABR que faz referencia ao seu nome, Ana Beatriz Rodrigues).

A segunda equipe MCTI-116 intitulada como MURPHY. Que contava com 10 participantes, com essa segunda equipe que participou da campanha de julho-agosto, na qual a jovem conseguiu catalogar 3 asteroides, intitulados de ABR0028, ABR0030 e ABR0044 (ABR que faz referencia ao seu nome, Ana Beatriz Rodrigues).

“Com minha segunda equipe conseguimos, juntos, identificar 4 asteroides confirmados pelo MCTI, indo para as preliminares. Me sinto lisonjeada de ter uma equipe tão dedicada e talentosa, tivemos um trabalho árduo nesses dois meses e estamos colhendo os resultados agora”, contou.

A jovem tem um perfil nas redes sociais na qual quer começar a incentivar pessoas e principalmente mulheres nas ciências espaciais e físicas. No seu perfil ela também comemorou essas novas conquistas, na onde ela diz: 

“Não tenho palavras pra descrever minha felicidade ao encontrar esses 4 pontinhos no céu. O mais legal é que caso passe da detecção provisória poderei nomear esses asteroides… Agradeço grandemente a essas equipes pelo apoio, carinho, paciência e desenvolvimento, me sinto lisonjeada de ter conseguido dividir momentos especiais como esse com vocês. Aparentemente, o céu não é o limite.”

Se você quer conhecer mais sobre essa história, procure por: @anabia.rc

Autora:

Ana Beatriz

4 COMENTÁRIOS

  1. Matéria maravilhosa, que nos remete a esperança nesses jovens, e também um olhar de valorização da educação pública e também aos professores que não são valorizados o quanto eles merecem!
    Sucesso para essa jovem e que influencie de forma positiva outros jovens e que os façam enxergar a educação como porta para um futuro brilhante

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio