Os participantes do Congresso Seg News Digital de 2022 puderam conhecer o funcionamento da plataforma de operação da Genebra Corretora de Seguros no segmento de Seguro Garantia.
A Genebra é especializada na criação de soluções para o mercado corporativo apresentando três linhas de negócios: seguros corporativos, plataforma de seguros e seguros de afinidade, também conhecida como linha affinity.
Como canal de distribuição, a empresa trabalha através de quatro canais: imobiliárias e administradoras de condomínios; redes varejistas e fintechs; distribuição online e parceria com corretores.
Como funciona a plataforma
Guilherme Silveira, diretor executivo da Genebra Seguros, detalhou o funcionamento dos canais e apresentou como funciona a ferramenta no painel “Novos produtos em seguros, serviços e tecnologia”.
O diretor da Genebra Corretora lembrou da importância das novas tecnologias em seguros e citou os APIs (Interface de Programação de Aplicativos), os plugins, as automações, o open insurance e as plataformas.
Ele apontou que o mercado de seguros ainda é muito burocrático e foi nessa característica que a Genebra viu uma chance de ajudar o corretor e, consequentemente, o mercado.
Ele explicou também que a plataforma desenvolvida pela Genebra ajuda a desburocratizar a contratação e a distribuição de seguros por meio do uso de uma plataforma e de uma API que permitem a rápida contratação de seguros de diferentes ramos.
Vantagens da plataforma
A plataforma permite que seja feita a cotação de seguro de vida, bike, portáteis, prestamista, cyber e auto. Guilherme revelou também que o desenvolvimento do processo da plataforma durou mais de 1 ano e pode ter vantagens em comparação com plataformas similares.
Isso, segundo ele, se dá porque, por ser formada por corretores de seguros, a Genebra consegue apresentar algumas vantagens quando comparada com algumas insurtechs que trabalham com tecnologia. Essas vantagens, por sua vez, estão relacionadas ao fato de que a corretora consegue dar mais suporte para os corretores durante a venda e pós-venda. Afinal, ela sabe exatamente qual é a necessidade do corretor.
Guilherme detalhou como acontece a parceria com o corretor, a qual começa a valer na hora em que ele faz o cadastro e adquire a ferramenta. A partir daí, o corretor passa por um treinamento em que tudo é explicado.
Nesse instante, todas as dúvidas são esclarecidas e, se, porventura, o corretor ainda tiver alguma dificuldade, ele pode contar com o suporte da Genebra Corretora. Conforme explicou Guilherme, a corretora tem uma equipe qualificada e disponível para esclarecimento das eventuais dúvidas que os corretores possam ter, desde detalhamento da apólice ou de qualquer produto específico.
Na hora do sinistro, o diretor da Genebra destacou que o corretor é quem define até que ponto ele deseja atuar e até que ponto a Genebra pode atuar. Isso porque leva em consideração que existem alguns corretores que preferem não trabalhar com sinistros.
Guilherme também falou sobre o seguro garantia – a especialidade da Genebra Corretora de Seguros – e da parceria com os corretores. Ele ressaltou que, por ser referência no segmento garantia, a Genebra oferece condições bem atrativas para que os corretores possam atuar no setor.
O segmento de seguro garantia é um mercado de R$3 bilhões em prêmios (dados Susep, de 2020). Como atua no segmento corporativo, a Genebra escolheu atuar com empresas de médio e grande porte, que apresentam maior dificuldade na gestão das apólices de seguro garantia judicial, já que nessa modalidade a liberação de recursos reduz consideravelmente o custo de capital das empresas.
No caso da fiança locatícia, Guilherme explicou que o foco é distribuir o seguro fiança locatícia por meio de imobiliárias. Esse canal seria natural (e ideal) já que as imobiliárias lidam com burocracia excessiva na hora da contratação o que, muitas vezes, provoca perda de clientes que acabam desistindo do negócio, ou ainda, buscam alternativas menos burocráticas junto a startups.