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domingo, 23 de junho de 2024

Desaforismo do marketing

O marketing a décadas tem se transformado acompanhando as tendencias, tecnologia e inovação.

E existe um grande problema nos dias de hoje, é achar que inovar, e inovação é relacionado ao tech, também é, mas não é apenas isso.

Inovar é fazer novo, e as vezes fazer novo é reviver alguma tendencia passada, as vezes de décadas, e ai temos um problema crônico no marketing, a dificuldade das marcas em aceitarem que muitas vezes seu passado foi melhor do que seu presente, e não tem problema algum nisso.

O grande problema ao meu ver é a VAIDADE, isso mesmo a vaidade das pessoas por traz das marcas, se você atua em grande em empresas acompanhe esta linha que vou dizer.

Entra uma pessoa nova para assumir o mkt de alguma marca, a pessoa começa a descontruir tudo que foi feito, depois de algum tempo, ela faz uma nova construção do que já foi realizado, muda um nome, projeto seja la o que for, ai diz que ela que fez esta coisa maravilhosa, que já existia a décadas, é uma dicotomia existente nas marcas.

E de verdade, acompanho grandes marcas a anos, e revejo isso todos os dias, mas se observarmos, pouco se fala de gente, do shopper, do consumer, porque esse sim é complexo.

Acredito que hoje mais do que nunca após a pandemia temos um enorme desafio, SER HI-TECH e ser ainda mais HI-TOUCH. Trazer talvez o marketing raiz, observacional, baseado em dados, marketing de guerrilha, trabalhar a criatividade, e ter o equilíbrio com o chamado marketing de causa.

O que vemos hoje são marcas sequestrando pautas sociais pela pura vaidade de dizer que são engajados , quando não são, e de verdade maioria das ações não são feitas para publico, shopper , consumer, são feitas para os concorrentes verem, olha como eu sou bom…. olha como a marca tal esta sendo melhor nisso.. enfim, uma verdadeira instagramação das marcas, e pior , zero foco na atividade fim dos produtos, serviços e negócios.

Acredito que nos tempos atuais o equilíbrio é primordial, ter engajamento social sim, ter olhar pro consumidor, ser criativos, e não esquecer jamais da atividade fim do produto, serviço, negocio que você esta.

Autor:

Willians Fiori. Especialista em mercado longevidade desde 2003 Gerente de Relações institucionais e marketing – Ontex do Brasil. Professor docente do Hospital Israelita Albert Einstein

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