16.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de julho de 2024

ABPI encerra seu 42º Congresso Internacional com plenária sobre a Ação Pública para estruturação do INPI e entrega do Prêmio Patente do Ano

O 42º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) chegou ao fim nesta terça-feira, 23 de agosto, após a plenária de encerramento “Ação Civil Pública para estruturação do INPI” e a entrega do 3º Prêmio Patente do Ano. Após dois anos ocorrendo de forma remota, o evento retornou à modalidade presencial, no hotel Sheraton São Paulo WTC, e continuou a oferecer seu formato online.

No total, o Congresso contou com cerca de 26 horas de conteúdo, entre 2 plenárias, 12 painéis e 10 table topics e com a participação entidades internacionais, como o keynote speaker Stafford Masie, ex-executivo do Google na África do Sul e investidor anjo, advogados, juristas, empresários, como Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, e estudiosos experientes nos assuntos abrangidos pela temática central “Inovação e Sociedade 5.0”, com destaque para Ícaro Leonardo da Silva, Diretor de Patentes da Ericsson e pesquisador premiado pelas invenções que fazem parte do 5G.

    Considerado o maior do gênero na América Latina, o Congresso da ABPI teve um público de mais de 700 pessoas. Participantes de 22 países estiveram no evento, que foi citado em diversos veículos da mídia, com destaque para O Globo, Monitor Mercantil, Análise, Migalhas, The Latin American Lawyer, Portal Intelectual, Leaders League, Brasil 61, entre outros.

    No evento de 2022, o presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, destacou o retorno do Congresso à modalidade presencial, a busca da associação por mais diversidade racial e de gênero e a conquista do selo de Compensação de Carbono, garantindo que o evento de 2022 compensou sua pegada de carbono referente a todas as etapas, da montagem até a desmontagem. Em sua fala, Leonardos também frisou a importância da Propriedade Intelectual para a reindustrialização e desenvolvimento do país, a autonomia financeira do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pediu mais rapidez nos exames da autarquia.

Prêmio Patente do Ano

No encerramento do 42º Congresso, foi divulgado o nome do vencedor do 3º Prêmio Patente do Ano, promovido pela ABPI, com apoio do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), para invenções que contribuam para o bem-estar humano. O prêmio foi conferido aos inventores Eliane Ayres, Rosemary Bom Conselho Sales, Priscila Ariane Loschi e Rodrigo Lambert Oréfice, e aos titulares Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

Eles desenvolveram a patente BR 102013018865-4, intitulado um “Tecido Controlador Térmico, Processo de Obtenção e de Uso” . “Desenvolvemos um tecido inteligente capaz de controlar a temperatura do corpo, dependendo da sua composição química. É uma invenção que orgulha nossas universidades e estamos muito orgulhosos por termos conquistado essa aprovação”, declarou Rodrigo Lambert Oréfice durante a sessão de entrega do prêmio.

A Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI)

A ABPI  (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual) é uma entidade sem fins lucrativos voltada para o estudo da Propriedade Intelectual, notadamente o direito da propriedade industrial, o direito autoral, o direito da concorrência, a transferência de tecnologia e outros ramos afins. Fundada em 16 de agosto de 1963, a ABPI congrega empresas, institutos de pesquisa, universidades, escritórios de advocacia e agentes de propriedade industrial do Brasil e do exterior.

A ABPI promove conferências, congressos, seminários e edita publicações voltadas para divulgação da Propriedade intelectual e o aperfeiçoamento da legislação, doutrina e jurisprudência desse ramo do Direito. Com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo, a entidade mantém, permanentemente, 14 Comissões de Estudo, representações seccionais em oito estados, um Centro de Educação Continuada (CEDUC), um Centro de Solução de Disputas (CSD-ABPI) e um Comitê Empresarial.

A ABPI representa no Brasil, como grupo nacional, a AIPPI – Association Internationale pour la Protecion de la Proprieté Intellectuelle, a principal entidade mundial de consulta para estudo e promoção da propriedade intelectual. Também atua como parceira da LIDC – Ligue Internationale du Droit de la Concurrence e do Global IP Network, que congrega as associações nacionais de PI das principais economias mundiais.

Autora:

Milena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio