Estamos em tempo em que as chuvas vem dando tréguas nas grandes cidades, especialmente depois de tragédias como as ocorridas na região nordeste, neste ano. Vinícius Oliveira, Diretor da Henvix Ambiental e Engenheiro Florestal, lembra da importância de planejar antes as ações para evitar complicações geradas por fenômenos naturais, como tempestades. “Fenômenos climáticos, complicações e situações de escassez são fundamentalmente ligados às ações do homem. E estamos em um momento importante para as autoridades pensarem em ações já prevenindo problemas para 2023, com a estiagem que vem ocorrendo”, destaca.
O Dia do Engenheiro Florestal foi lembrado em 12 de julho, o da Floresta em 17 e para o profissional da área ambiental, essas datas poderiam servir, ao menos para uma reflexão. “Muita gente acredita que o Engenheiro Florestal, o técnico ambiental trabalham somente nos locais mais remotos do Brasil. Em áreas de plantio. Pelo contrário. Temos muitas florestas urbanas. E necessidades de planejamento e monitoramento nas grandes cidades. Atualmente, no Rio de Janeiro e em São Paulo, especialmente, há áreas atingidas por queimadas. Deveríamos investir mais na contratação, nos concursos, na presença de profissionais na criação, implementação e desenvolvimento com supervisão, de planos de preservação, inclusive na área urbana. E sim, na preservaç&ati lde;o de nossas florestas”, diz ele
Vinícius destaca também a importância da preservação dos manguezais. “Até 2015 ainda tínhamos a maior área protegida do mundo deste ecossistema costeiro. E o Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do planeta. No entanto, temos muito o que reorganizar: utilizar de modo mais efetivo a ação e valorizar os profissionais que cuidam de florestas e meio ambiente; mapear nossos manguezais e suas necessidades e principalmente, agir de forma efetiva, para que a natureza, maior amiga da vida e do bem estar humano e de modo geral, receba a atenção que merece”, lembra. “Sabemos de problemas com chuvas de verão e fenômenos climáticos. É importante lembrar a importância de um planejamento antecipado, que dê segurança popula&c cedil;ão e preserve o meio ambiente”, conclui.
Autora:
Jaqueline Pimentel