21.4 C
São Paulo
domingo, 21 de julho de 2024

Minhas escolhas profissionais dependem das minhas motivações

Atualmente, muito se discute acerca de que profissão esco lher e em que área gostaria de atuar. As interrogações são tan tas que jovens buscam soluções através de testes e mais testes de aptidões, testes vocacionais e outros que se descobrem em sites específicos e até mesmo  buscas na internet.

No entanto, devem-se tomar  os devidos cuidados para que certas escolhas não causem problemas futuros, ou até mesmo frustrações, bem peculiares em alguns momentos de nossas vidas.

A escolha profissional não deve ser encarada como um cami nho único, mas sim uma decisão momentânea de muitas que  poderão ser tomadas, princi- palmente hoje, que muitos con cluem o ensino médio com 17 anos, sem saber direito o que quer e o que escolher e como lidar  com determinadas situações.

As dúvidas são comuns, principalmente numa idade onde os hormônios estão à flor da pele, onde os interesses são difusos e contraditórios, onde o importan te é estar na moda, é chamar a atenção e ser diferente.

Ser jovem é uma arte inacabada, cheio de contradições, e  uma tarefa árdua dos pais ajudarem a se moldarem de for ma que consigam seguir os padrões mínimos que a sociedade espera deles.

É necessário que fique claro ao jovem que suas escolhas profis sionais são parte de uma etapa, e que outras etapas virão e só com alguns anos e com um nível de amadurecimento emocional, intelectual maior, é que poderão ser ratificadas certas escolhas, e mesmo assim, não existem   garantias que serão definitivas.

Isso se deve a constantes trans formações que vem ocorrendo no mundo todo, o acesso a bens e  serviços, o poder da comunicação, e às vezes até um excesso de informações, o que ocasiona uma confusão mental, principal mente no jovem, levando inclusive a dissidência de valores.

E diante de tantas incógnitas, daí a importância de uma boa orientação familiar, que ainda é a base de uma educação pautada em valores morais e acima  de tudo voltados a convivência social e comunitária.

Os pais e familiares são importante motivação para que os jovens tomem decisões viáveis e sobretudo de acordo com suas expectativas, a base familiar é o espelho dos jovens nas suas decisões e nas suas posturas de vida.

E não se preocupem com suas escolhas de hoje, o importante é viver intensamente cada uma delas e no final você vai descobrir que tudo é aprendizado, é conhecimento, é experiência adquirida e sobretudo vivida, e não tenha dúvida você vai saber aproveitar bem tudo o  que você aprendeu e escolheu.

Autora:

Odalina Emiko Aoki Alves/ Pedagoga/Bacharel Em Direito/Pós-Graduada em Educação Profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio