A iniciativa é da professora e escritora Ivone Rosa (@profaivonerosa). Segundo ela, é um momento importante para a escrita feminina. “São Gonçalo tem um número significativo de artistas, sobretudo de escritoras de diversos gêneros. A foto histórica do dia 10 de julho irá consagrar essa representatividade. A intenção é de incentivar outras mulheres”, explica.
Com apoio do projeto Literatura na Varanda (de Niterói) e do professor e poeta Renato Cardoso que mora em São Gonçalo e atua como editor-chefe da revista eletrônica Entre Poetas e Poesia (@revistaentrepoetas), na Internet, a foto coletiva será um marco no cenário literário feminino da região.
O movimento UM GRANDE DIA teve origem em São Paulo, durante a Feira do Livro, no dia 12 de junho, comandado pelas escritoras: Giovana Madalosso (@gmadalosso), Natalia Timerman (@nataliatimerman) e Paula Carvalho (@paulaccarvalho_). A foto na cidade paulista reuniu 400 autoras no estádio do Pacaembu.
Em ato generoso e coletivo a foto histórica expandiu o conceito para várias cidades do Brasil e até do exterior (como Lisboa e Londres). Em poucas semanas teve a adesão de pelo menos 1.649 participantes no país.
No município vizinho, em Niterói, as escritoras da região foram convidadas pelo projeto Literatura na Varanda (@literaturanavaranda) para uma foto coletiva no dia 28 de junho. Segundo a organização, o ato contou com a presença de 28 autoras. O encontro foi no calçadão da Boa Viagem, nas proximidades do MAC (Museu de Arte Contemporânea).
SERVIÇO:
UM GRANDE DIA EM SÃO GONÇALO
DATA: 10 de julho (domingo)
HORÁRIO: 15h30
LOCAL: Igreja matriz de São Gonçalo (Alameda Pio XII, 86 – Zé Garoto – São Gonçalo)
Gratuito
Autor:
Renato Cardoso