26 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Barragens de rejeito e seus materiais compactados

As barragens de rejeito podem ser construídas com material compactado proveniente de áreas de empréstimo, ou com material do próprio rejeito, partículas de granulometria mais grossa, que podem ser separadas pelo processo de ciclonagem. As Barragens de Rejeito construídas ou alteadas com o próprio material do rejeito podem ser construídas pelos métodos: ƒ Método de Montante ƒ Método de Linha de Centro Método de Jusante Barragens alteadas pelo método de jusante e pelo método de linha de centro geralmente são construídas com o uso de ciclones, onde o material de maior granulometria – underflow, é utilizado para o alteamento do dique de contenção e os finos – overflow, são depositados atrás do dique. As deposições se dão através de aterro hidráulico. A utilização da técnica do aterro hidráulico aplicado ao método de montante proporciona uma redução de custos de construção pela facilidade na execução de barragens, sendo assim, o método mais atrativo para as mineradoras. Entretanto, problemas construtivos e de segurança podem ocorrer, principalmente devido à falta de controle das características do rejeito e das variáveis de descarga durante o lançamento. Desta forma, aumenta-se a necessidade de estudos mais detalhados das propriedades do rejeito de modo a reduzir as incertezas geradas quanto às características do aterro formado com a sua utilização. O método de montante é o mais antigo, simples e econômico método de construção de barragens. A etapa inicial na execução deste tipo de barragem consiste na construção de um dique de partida, normalmente de material argiloso ou enrocamento compactado.

Após realizada esta etapa, o rejeito é lançado por canhões em direção a montante da linha de simetria do dique, formando assim a praia de deposição, que se tornará a fundação e eventualmente fornecerá material de construção para o próximo alteamento. Este processo continua sucessivamente até que a cota final prevista em projeto seja atingida. O método de montante para alteamento de barragens de rejeito é o mais econômico a curto prazo, pois permite obter a menor relação entre volumes de areia / lama. Embora seja o mais utilizado pela maioria das mineradoras o método de montante apresenta um baixo controle construtivo tornando se crítico principalmente em relação à segurança. O agravante neste caso, está ligado ao fato dos alteamentos serem realizados sobre materiais previamente depositados e não conso lidados. Assim, sob condição saturada e estado de compacidade fofo, estes rejeitos (granulares) tendem a apresentar baixa resistência ao cisalhamento e susceptibilidade à liquefação por carregamentos dinâmicos e estáticos. Esse método de alteamento apresenta inerente risco de ruptura por liquefação,

especialmente em regiões de alta sismicidade. Rupturas por percolação e piping também são possíveis devido à pequena distância entre a lagoa de decantação e o talude de jusante. Esse problema pode ser evitado através de ângulos suaves na praia de deposição e segregação e sedimentação de partículas mais grossas junto à face de montante. Sistemas de drenagem e filtros (por exemplo tapetes drenantes) evitam aumentos excessivos de poropressões e controlam a poluição da água subterrânea, quando for o caso. Cabe lembrar que com esse método construtivo existe uma dificuldade na implantação de um sistema interno de drenagem eficiente para controlar o nível d’água dentro da barragem, constituindo um problema adicional com reflexos na estabilidade da estrutura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS A., ESPÓSITO, T., 1995 – “Construção de Barragens de Rejeito Sob uma Visão Geotécnica”. In: III Simpósio Sobre Barragens de Rejeitos e Disposição de Resíduos – REGEO, pp. 259-273.

CAVALCANTE, A.L.B., HERNANDEZ, A.P., ASIS, A.P., et al, 2003 – “Extensão da Relação

ângulo de Atrito-Tensão-Densidade de Bolton (1986) a Rejeitos Granulares de Minério de Ferro”, In: 5º Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental, Porto Alegre.

Autor:

Prof. Dr. Rinaldo Melo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio