12.8 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Sobre Arquitetura e Urbanismo Temáticas Culturais: O Uso das Escalas de Relação de Medidas em Representação Gráfica em Desenhos e em Projetos de Arquitetura e Urbanismo: Comentários

Em Arquitetura e Urbanismo, costumamos trabalhar Desenhos Ortogonais, 2D,  ou seja, em 2 Dimensões (Eixos Cartesianos X e Y), em Escala.

As Escalas trabalhadas em Projetos de Arquitetura e Arquitetura de Interiores, geralmente são escalas menores que as escalas mais usadas em Projetos de Urbanismo e em Projetos de Paisagismo de Espaços Urbanos, devido a maior extensão territorial das áreas trabalhadas nesses Projetos Urbanísticos.

Geralmente os Projetos Finais e os Elementos Compositivos Projetuais dos Projetos de Arquitetura e Arquitetura de Interiores e de seus Projetos Complementares, como os Projetos de seus Paisagismos, são menores em ocupação de extensão territorial e em suas massas edificadas dos seus Elementos e Objetos, do que os Projetos e os Objetos, Elementos Compositivos Projetuais dos Projetos de Urbanismo e de seus Projetos Complementares, como os Projetos do seu Paisagismo e neles de seus Objetos e Elementos Compositivos Projetuais, com isso, para serem Representados Graficamente os Projetos de Arquitetura e de Arquitetura de Interiores, bem como os seus Projetos Complentares, e neles os seus Objetos e Elementos Compositivos Projetuais, precisam ser Reduzidos Menos do que os Projetos de Urbanismo e seus Projetos Complementares, como os seus Projetos de Paisagismo, e neles os seus Objetos e Elementos Compositivos Projetuais, para que possam ser Desenhados, Representados e Impressos de Forma Gráfica nas Pranchas de Papel, ou seja, nos Formatos de Papel mais usuais para esse tipo de Representação Gráfica, como os Formatos Papel A4, A3, A2, A1 e A0.

Em outras palavras, o uso da Escala serve para diminuir ou aumentar os Objetos e Elementos Projetuais dos Projetos dos seus tamanhos reais para que possa haver uma Representação Gráfica desses Projetos e de seus Objetos e Elementos de Projetos, a fim de que representados graficamente, possam caber nos Formatos de Papel mais usuais e comerciais utilizados pelos profissionais dessa área de atuação profissional de Representação Gráfica.

Podemos afirmar e averiguar que quanto maior a escala, menor é o desenho, e que quanto menor a escala maior é o desenho.

As Escalas mais usadas em Projetos de Arquitetura e Arquitetura de Interiores e de Projetos Complementares, por exemplo, de Paisagismo desses Projetos são as escalas de 1:100, 1:75, 1:50, 1:25 e 1:20.

Já em Projetos de Urbanismo e de Projetos Complementares como, por exemplo, do Paisagismo desses Projetos, são comuns o uso de escalas como as de 1:200, 1:250, 1:500, 1:750, 1:1000,1:2000, 1:2500.

A Proporção do Tamanho Real dos Objetos e dos Elementos Projetuais em relação aos tamanhos dos Desenhos dos mesmos Representados Graficamente em Escala, são dados pela relação de duas medidas, por exemplo, quando usamos a Escala 1:100 (Um pra Cem), Uma Unidade seja ela de qual Dimensão indicada no Desenho ou Projeto for (Dimensões de Grandezas de Medidas de Escalas como Metro, Decímetro, Centímetro, Milímetro, Quilômetro, Hectomêtro ou Decâmetro, por exemplo) pela segunda Medida de Relação Indicada na Escala, ou seja, pela Proporção da Relação de Medida que o Objeto Real deverá ser Reduzido ou Ampliado e Representado Gráficamente, no caso do exemplo dado, da escala de 1:100.

É importante perceber que a  escolha da Escala poderá Reduzir ou Aumentar o Objeto e ou os Elementos dos Projetos dos seus Tamanhos Reais para o Desenho ou Projeto que deverá ser Representado Graficamente, é para isso que serve o uso de Escalas em Desenhos e Projetos Representados Graficamente.

É importante enfatizarmos que esta é a função principal  das Escalas, serem utilizadas para aumentar Graficamente o Tamanho dos Desenhos e dos Projetos em relação ao Tamanho Real dos mesmos, ou diminuir a Representação do Tamanho de Objetos e Projetos em relação ao seu Tamanho Real.

Quando a primeira medida de relação da escala indicada for menor que a segunda medida de relação da escala o objeto estará sendo diminuído do seu tamanho real, exemplo: 1:100. No entanto, quando a primeira medida de relação da escala for maior que a segunda medida de relação da escala, o objeto estará sendo aumentado na sua representação gráfica.

O uso do Aumento do Objeto Real na Representação Gráfica pode ser muito útil para se fazer um Detalhamento Pontual de Objetos e Projetos, possibilitando uma melhor visualização dos seus detalhes e melhor especificação do Desenho ou de Elementos Compositivos de Projetos, impressos nas Pranchas de Desenho nos Formatos Papel ou para visualização em tela de computadores, pois possibilitada espaço para uma indicação de detalhamento mais organizada no papel ou na tela.

O uso de Escalas para Representação dos Desenhos Gráficos, possibilita que Dimensões de Objetos Reais possam estar sendo Diminuídas ou Ampliadas em uma Representação Gráfica, as Dimensões dos Objetos Representados Graficamente podem estar Reduzidas ou Ampliadas o tanto de vezes que foi indicada na Escala no Desenho ou no Projeto, a exemplo da escala de 1:100,  que representa que 1 Unidade está reduzida 100 vezes, assim como, a exemplo a Escala de 1:5, 1 Unidade está reduzida 5 vezes, na Representação Gráfica, da mesma forma, na Escala de 1:10, 1 Unidade está reduzida 10 vezes na Representação do Desenho, ou seja, o Desenho está representado 10 vezes menor do que o Tamanho Real do Objeto.

Existem também outras formas de Proporções de Relações de Medidas de indicação de Escalas, que são utilizadas Medidas Maiores que Uma Unidade na Primeira Indicação de Relação da Escala (Para exemplificar isso, vamos pensar nos exemplos a seguir, de usos de indicação de Escala com o uso da indicação da primeira medida da escala igual a  Uma Unidade, seria 1 : X e, o outro exemplo usando a proporção de indicação da primeira relação de medida da Escala maior que Uma Unidade seria o uso de 2 Unidades, como a indicação da Escala de 2 : X; Aonde X seria o valor da segunda medida da relação de Escala escolhida.

É importante perceber que o fato da primeira medida da indicação da Escala ser maior que Uma Unidade não significa que necessariamente está havendo uma ampliação ou redução da representação gráfica do Objeto Real. Podemos ter como exemplo a primeira medida da indicação da relação da Escala maior que 1 Unidade, ou seja maior que 2 e a segunda medida da relação da Escala maior ou menor que 2, dependendo  disso a Escala poderá estar reduzindo ou aumentando o Desenho ou Projeto.

O que faz a indicação da Escala de Representação Gráfica estar diminuindo ou ampliando um Objeto ou um Projeto Representado Graficamente, em relação ao seu tamanho real, é o fato de a primeira medida indicada na escala ser menor que a segunda indicação de medida da escala, quando está havendo uma redução do tamanho real do objeto representado graficamente, e, o fato de a indicação da primeira medida da escala ser maior que a segunda medida indicada na relação da escala quando se está Ampliando o Projeto ou Objeto Representado Graficamente em relação ao seu Tamanho Real.

Vale salientar, que a opção por escolha de indicação da primeira medida da Escala sendo maior que Uma Unidade (Exemplo,  2 : X, aonde X seria a segunda medida de relação da escala) é menos usual em Desenhos ou Projetos de Arquitetura e Urbanismo, e é mais usual quando pretende-se fazer uma ampliação na Representação Gráfica do Objeto ou Projeto Real.

Os Desenhos trabalhados em Escala estão representados baseado em uma Relação de Proporção Matemática, indicada pela Relação das Duas Medidas usadas na Escala, que indicarão o Tamanho Real dos Objetos Representados Graficamente, a “Grandeza de Medida” que cada Unidade de Medida representa também deverá ser indicada na Representação dos Desenhos, pois as Escalas podem ser usadas para Representar a Dimensão do Objeto Representado Graficamente, sejam eles em qual “Medida de Grandeza”  matemática for, como as citadas, quilômetro,  hectomêtro,  decâmetro,  metro, decímetro, centímetro e milímetro,  por exemplo.

Existem ainda outras Relações de Medidas de Escalas, Maiores e Menores, porém menos usuais utilizadas em Representação Gráfica de Projetos de Arquitetura e Urbanismo, os exemplos de Escalas representadas numericamente citados anteriormente, como exemplos, são mais usuais, devido a facilidade de Leitura das mesmas com o auxílio do Escalímetro, assim como para a Representação dos Desenhos ou Projetos, Instrumento de Desenho esse utilizado com frequência pelos Profissionais das Áreas de Arquitetura e Urbanismo, para a execução desses Desenhos e Projetos de forma manual, manuscritos.

Mais objetivamente, usa-se a Redução da Representação dos Objetos e de seus Elementos Projetuais na Representação Gráfica a ser apresentada no Formato Digital ou Impresso em Formato Papel, para que os Projetos caibam nas Pranchas de Papel mais Comerciais e mais usuais nas gráficas, com o uso de impressoras usadas para fazer essa Impressão no Formato Papel ou para gerar um arquivo PDF ou em outro formato de arquivo para que os Desenhos e Projetos Gráficos possam ser visualizados em tela de computadores com o uso dos softwares mais utilizados na Área de Representação Gráfica de Objetos e Projetos, e de apresentação de imagens, no caso, destaco os meios mais utilizados na Grande Área da Arquitetura e Urbanismo, que são impressão em papel e apresentação de imagens via digital com o uso de equipamentos eletroeletrônicos e softwares de apresentação de imagens.

Para finalizar, lembremos que as Medidas de Relação de Escalas Gráficas, são usadas tanto para diminuir, quanto para ampliar os Objetos e Projetos em relação aos seus tamanhos reais.

Autora:

Arq. Urb. Aline Cristinni Cardozo, Graduação UFC (Universidade Federal do Ceará), Pós-Graduação de Especialização de Docentes (PED), da ESPG, Escola Superior de Planejamento e Gestão, do Curso de Educação Ambiental e Cidadania, Distrito Federal. Não Concluído*

Instagram: 
@arqalinecristinnicardozo

Blog:
arqalinecardozo9.wixsite.com/my-site-1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio