O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do lúdico no processo de socialização das crianças, bem sua relevância no processo ensino-aprendizagem, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras, investigando a construção desse processo a partir da Educação Infantil. A pesquisa, essencialmente de caráter bibliográfico, traz em seu bojo um relato de experiência no Centro Educacional Arte Manha, escola da rede privada de ensino localizada no município de Carangola (MG). Como referenciais teóricos, foram utilizados textos de Vygotsky (1991, 1998); Kishimoto (1997, 1999, 2002); Oliveira (2000) e Wajskop (1997) e, dentre outros. Como conclusão aborda-se o caráter fundamental que possuem as atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, numa perspectiva cidadã. Negar o papel da ludicidade na escola seria renegar a própria história de aprendizagem. No Centro Educacional Arte Manha, a prática pedagógica por meio da ludicidade é valorizada como ferramenta primordial para a emancipação de saberes e práticas, que redundarão em um crescimento para escola, para os professores e principalmente para os alunos, formando cidadãos cada vez mais conscientes de sua importância como seres no mundo. Por fim, conclui-se que, para além da construção do conhecimento no contexto pedagógico, o campo da ludicidade vem se transformando em uma oportunidade para a construção de cidadãos plenos, conscientes e capazes de uma transformação social sem sofrimentos ou rastros de amargura.
Palavras-chave: Ludicidade; Educação Infantil; Aprendizagem; CEI Arte Manha; Carangola (MG).
Autora:
Michelle de Souza Pereira Neves