A presente pesquisa, intitulada “Futebol Masculino x Feminino: um comparativo sobre o tratamento dado pela Folha de S. Paulo cada gênero nos veículos de comunicação”, teve como objetivo analisar as diferenças na divulgação de notícias referentes ao futebol masculino e feminino no jornal folha de S. Paulo. Os métodos utilizados para atingir tal finalidade foram o estudo de caso, a pesquisa documental e a revisão bibliográfica, através de sites especializados para a construção do embasamento teórico e a análise quantitativa de amostra para a obtenção de resultados relacionados ao conhecimento direto da realidade através de pesquisas online. O caminho percorrido incluiu a contextualização histórica do futebol feminino no Brasil, esclarecimentos relativos ao jornalismo esportivo impresso e online e a análise dos artigos do jornal Folha de S. Paulo veiculados no período entre 8 de setembro a 8 de outubro de 2019, em comparação com o mesmo período de 2021. Quanto aos resultados, percebeu-se que no período de 30 de dias de 2019, o futebol masculino teve 86 matérias publicas, e o feminino obteve apenas 10, enquanto no mesmo período em 2021, o futebol masculino teve 9 matérias publicas, e o feminino obteve apenas 3. A divulgação destes dados irá contribuir para enfatizar a importância da discussão acerca das relações de gênero no esporte e da necessidade de visibilidade do futebol feminino na mídia esportiva, para que ocorra a disseminação cultural do esporte e seu devido reconhecimento na sociedade.
Palavras-chave: Futebol. Feminino. Cobertura. Esporte. Jornalismo.
Autor:
Bruno Vinicius Vivi
Download:

Muito obrigado por publicar o meu artigo!!!! Realizei esse artigo com muito carinho e pensando muito na modalidade.
Instagram: bruno.vivi2022
Muito bom, e de fato é visivel até mesmo na televisão, a diferença da importância dada aos homens e mulheres. Uma pena que seja deste jeito.
Exato!!! Mas que ótimo, que as emissoras de televisão nos últimos vem dando mais visibilidade para o futebol feminino, mas claro, ainda está muito longe do que queremos, mas está muito melhor do que a alguns anos atrás