Os benefícios potenciais da educação física são universais para todos os alunos. No entanto, facilitando tais benefícios em crianças com autismo requerem um planejamento cuidadoso. Objetivo: Apresentar métodos de inclusão de crianças autistas nas aulas de educação física escolar, por meio dos meios de conhecimentos acerca dos direitos dos autistas e deveres dos professores. Métodos: O estudo se trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, e ao findar do estudo espera responder aos objetivos propostos. Resultado: Incluir alunos autistas nas aulas de Educação Física é uma prática comum. No entanto, pouco se sabe sobre o denvolvimento e interação dos alunos nesse ambiente e como isso se relaciona com as habilidades de ensino da educação física, tornando para os professores um grande desafio a ser vencido. Conclusão: A proximidade do aluno autista com o professor pode servir como um indicador do ensino inclusivo. Em ambientes de ensino de alto nível, os professores estão mais frequentemente em proximidade comunicativa com todos os alunos, o que facilita a aprendizagem.
Palavras-chaves: Autismo. Inclusão. Ensino-Aprendizagem. Educação física.
Autor:
Rinaldo Melo