As criptomoedas sofrem mais um golpe: após o megainvestidor Warren Buffett ter afirmado que não compraria todos os bitcoins do mundo por US$ 25 e que não há motivo para os Estados Unidos aceitarem essa criptomoeda, ou qualquer dinheiro digital criado por empresas como substituto do dólar, e ainda que o bitcoin não produz nada, agora é Wikimedia Foundation (WMF), mantenedora da Wikipedia, que anuncia ter deixado de receber doações em criptomoedas.
A decisão foi tomada após longa discussão com quase 400 membros da comunidade WMF, onde a maioria votou por deixar de receber contribuições em criptomoedas.
Alguns dos principais argumentos que pesaram em favor do cancelamento diziam respeito às implicações ambientais ligadas à mineração de criptomoedas, o risco de fraudes e o fato das doações feitas por esse meio serem muito baixas: em 2021, o WMF recebeu em criptomoedas o equivalente a US$ 130 mil, de um total de 130 milhões.
É mais um alerta àqueles que, sem formação e experiência suficientes, se arriscam nesses mercados.

Autor:
Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT