Tem gente que nasce com 2 pés esquerdos e no milênio errado. Vem ao mundo apenas para resolver carmas de vidas passadas, atrapalhar e atazanar a todos. Um bom exemplo é Hassan Fatah Lismo. Órfão ainda criança (o pai foi homem bomba), ele era o próprio capeta mirim. Só a avó o tolerava, e mesmo assim com ressalvas.
Mal tirou a fralda e começou a trapacear. A mãe, Wanda Lismo, levou-o a psicólogos, analistas e ao mulá Jalih Ferrey, famoso exorcista. Hassan Fatah Lismo aprumou na vida, formou-se em Direito e enriqueceu defendendo narcotraficantes, corruptos, falsários e estelionatários. Casou-se com a chata da Mora Lismo por pressão da mãe e da sogra, que palpita muito e não lhe dá sossego. A cunhada é muito mais bonita, mas ele queria mesmo era Melissa Fadah, musa do pole dance. Elegeu-se Deputado Federal e em 2 anos assumiu a presidência da Comissão de Finanças, mesmo investigado por propina e superfaturamento. Licenciou-se para abafar o caso.
Algumas pessoas mudam quando adquirem poder ou dinheiro, mas não Hassan Fatah Lismo, mau caráter desde sempre. Melhorou graças ao mulá, mas ao tornar-se rico e poderoso, a canalhice voltou. Mora Lismo o deixou, a mãe morreu, os amigos sumiram, teve problemas com a polícia, Receita Federal, Justiça, Ministério Público e outros. Só Melissa Fadah o apoia.
Lembrou dos conselhos da mãe e procurou o mulá Jalih Ferrey, que mal olhou para ele e pôs-se a listar todos os seus erros e as pragas que o atingiam.
- Minha vida tem jeito?
- Só depende de você.
- O que devo fazer?
- Preparei uma lista com as mudanças que você deve adotar para livra-se dessas pragas.
- Mudanças? Como assim?
- Coisas que precisa fazer e outras que tem de deixar de fazer. A cada tarefa cumprida no prazo, uma praga desaparecerá. Descumpra ou perca o prazo e novas e terríveis pragas surgirão.
O mulá é fantástico, mas Fatah Lismo ponderou até que ponto abriria mão de certos prazeres para se livrar das pragas. Aceitava uma ou outra coisa, mas aquilo tudo era demais. Resolveu testar a recomendação do mulá e terminou o caso com a cunhada. A esposa Mora Lismo voltou pra casa e a sogra cascavel deu-lhe trégua. Os negócios progrediram quando parou de dar em cima da filha do sócio. Abandonou a boemia, o cabaré, o jogo, os golpes na praça e os amigos voltaram. A cada mudança, uma praga desaparecia. Ele visitou novamente Jalih Ferrey.
- Mulá, segui rigorosamente a lista de tarefas e as pragas sumiram. A esposa voltou, os negócios melhoraram, estou de bem com o sócio, com os amigos e a sogra acalmou. Só uma coisa me preocupa: tem uma mudança solta, sem uma praga correspondente. O que é?
- Chama-se perseverança. Obedeça e nenhuma nova praga virá. Descumpra a tarefa e algo terrível acontecerá. O prazo é hoje, 20 horas.
Sem saber qual era a praga, ele decidiu abortar a tarefa e pagar para ver. Foi ao cabaré, pediu whisky e raparigas. Quando bateu 20 horas, deu um tapa na mesa e disse: eu sou mestre do meu destino e eu decido o que vou ou não fazer. Às favas com essa tarefa. Não vou largar o Partido, nem a política e muito menos a Melissa Fadah. Tomou mais umas doses e foi para casa. Ao chegar, ouviu conversa na copa e foi conferir. Mora Lismo o aguardava e disse sorridente:
- Querido! Fiquei te esperando para contar a grande novidade. Olha só quem está aqui. Mamãe veio morar conosco!
Fatah Lismo procurou o Mulá. Antes de abrir a boca, ouviu: eu te avisei, desobedeça e uma terrível praga virá. Ele voltou ao cabaré, bebeu, pensou e decidiu mudar de vez sua vida. “Plantou” cocaína nas bolsas da mulher e da sogra e avisou a Narcóticos. Processou o sócio, levou Melissa Fadah para Brasília, reassumiu o cargo de deputado e hoje é o mais cotado para uma vaga no STF. Praga de sogra é poderosa, mas não supera um parlamentar canalha.