Na entrevista da “Time”, Lula diz que faltou diálogo entre a Ucrânia e o país liderado por Vladimir Putin.
“Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”, afirmou Lula na publicação.
Bem… Notavelmente temos visto o percurso que da Operação Militar de Putin contra a Ucrânia desde o inicio da invasão completando aproximadamente cerca de dois meses deste conflito entre ambas Nações que não conseguem resolver esse conflito por um diálogo e não chegam a um acordo para finalizar o horror desta Guerra não declarada oficialmente, mas, considerada Crise na Ucrânia resultando na morte de milhões de civis.
Importante salientar que, o cara na qual Lula diz que está se achando o máximo têm feito tudo que está no seu alcance para proteger a sua Nação e ainda têm tomado a frente neste conflito desencadeado pelo Presidente Vladimir Putin. O conflito que fora desencadeado relembra muito da história dos Balcãs na Primeira Guerra Mundial em que era apenas questão de tempo para aquela panela de pressão explodir e o mesmo ocorreu neste caso da Ucrânia, pois desde que a Rússia começou a suas movimentações na fronteira do País, seria impossível não falar da ameaça que sofriam durante o envio de Tropas Russas e Armamentos para realizarem o cerco impedindo com que muitos Ucranianos, não conseguissem sair daquele local.
As aparições de Volodymyr Zelensky nos principais meios de comunicações foram extremamente necessárias, pois imagine você líder de um País que está em risco de um conflito armamentista que pode resultar na perda de muitas vidas. Pediria o auxilio do Ocidente ou ficaria de mão atadas vendo o seu povo ser exterminado desta maneira e não conseguirem evacuar o País? Que tipo de Governante seria esse que não importa com o próprio povo?
Relembre do caso recente nos Emirados Islâmicos do Afeganistão, quando o grupo Extremista Talibã conseguiu tomar a capital de Cabul, aplicar o golpe e inclusive, apresentando a sua real vontade de matar o antigo Presidente com as próprias mãos… Atualmente, muitos daqueles cidadãos tiveram seus direitos perdidos e violados sob esse tipo de regime e o maior alvo não foram os grupos religiosos, mas, as mulheres e crianças que ali ficaram e não conseguiram evacuar do País antes da queda do Governo.
Em resposta A Embaixada da Ucrânia diz que, que Lula pode estar mal informado sobre o conflito na Ucrânia.
“A Embaixada da Ucrânia tem motivos para acreditar que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva está mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia. A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-presidente do Brasil com o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia”, diz a nota do órgão.
A assessoria de imprensa de Lula informou que ele não comentaria sobre a nota da Embaixada da Ucrânia. Por mais que houve essa manifestação do ex-presidente, poderíamos esperar algo respeito das Eleições que estão para vir contra Jair Messias Bolsonaro utilizando esse tipo de discurso sobre o conflito na Ucrânia apresentando que conseguiria resolver esse conflito, sem o desencadeamento de uma intervenção militar do Ocidente? Quais seriam seus reais interesses ao apresentar essa ofensa contra o Presidente Volodymyr Zelensky e o seu Governo?
Autor:
Calton Carcovichi