Em comemoração aos 70 anos, a marca inaugura a Casa Incepa, projeto que retrata sua evolução no mercado, bem como a expansão do revestimento e as tendências registradas na arquitetura e decoração ao longo das décadas |
Com diversos ambientes que resgatam a evolução do revestimento brasileiro durante as décadas, a Casa Incepa traz curiosidades do morar nacional e depoimentos sobre a história da marca | Imagem: Divulgação |
Presente nos lares brasileiros desde 1950, a Incepa é uma marca top of mind quando se fala de revestimentos. Pertencente à Roca Brasil Cerámica, do grupo mexicano Lamosa, a Incepa conta com um vasto portfólio composto por soluções para todos os ambientes da casa. Para celebrar seus 70 anos, a empresa inaugura a Casa Incepa, espaço lúdico que passa a ser incorporado em seu showroom localizado no parque fabril de Campo Largo, Paraná, onde tudo começou. “Como marco dessas sete décadas de história, apresentamos com todo o orgulho o legado de Incepa que, sempre pioneira, impactou diretamente na história e evolução do revestimento no país”, afirma Sergio Wuaden, que conta com mais de 30 anos na companhia e, hoje, é Managing Director da Roca Brasil Cerámica. Com 100 m², a Casa Incepa conta a evolução do revestimento através de ambientes instagramáveis que resgatam a essência do morar, década por década. Para isso, ela conta com um trabalho arquitetônico e cenográfico desenvolvido por Carlos Bianco, da Arquitecto – Arquitetos Associados, que se debruçou sobre um trabalho de pesquisa para criar sete ambientes que transportam os visitantes para outras décadas. “Construímos espaços lúdicos e resgatamos peças originais de cada época para fazer uma composição única, mostrando como a Incepa sempre esteve presente no lar de todos”, afirma Christie Schulka, Marketing Manager do grupo. |
A Casa Incepa conta ainda com uma linha do tempo com a evolução do revestimento no Brasil, mostrando como a cerâmica passou a ganhar cada vez mais destaque nos lares. | Imagem: Divulgação |
Pedra fundamental para a criação de um futuro museu do revestimento, a Casa Incepa resgata ainda fotos e documentos históricos da Incepa, desde sua fundação – como é o caso das fotos do parque fabril, dos trabalhadores e do primeiro carregamento da Incepa, nos anos 50, ou dos históricos catálogos Incepa, da década de 1970 e, ainda, imagens das comemorações de 20 anos da marca, dentre outros documentos que ajudam a contar toda a trajetória da Incepa nos lares brasileiros. O projeto da Casa Incepa conta ainda com uma linha do tempo que destaca os principais marcos e evoluções do revestimento durantes os anos, até os dias atuais, revelando como a cerâmica saiu dos banheiros e passou a ganhar destaque nos projetos, até se tornar protagonista em todos os ambientes residenciais. “Fizemos um enorme trabalho de pesquisa para trazer à toda comunidade detalhes dessa história tão rica e que continua a ser construída, dia após dia”, diz Sergio Wuaden. Depoimentos históricos |
Da esquerda para direita: Luciano Puppi Filho, Luciano Puppi, Ruy Puppi, Joseph Borer, Celso Cavalli, Celso Fedalto, Marcelo Growoski, Midian Frizzas, Patricia Uchida, Sergio Wuaden, Ruth Garbi e Marcelo Malucelli, participantes da websérie que traz a história da Incepa |
Mais do que produtos, a história da Incepa é feita por pessoas. Por isso, a Casa Incepa ganha mais vida com depoimentos e memórias de ex-funcionários, funcionários e pessoas da comunidade que tiveram a história ligada com a da marca. “Foi muito gratificante contar com a participação de pessoas que têm a própria história de vida mesclada com a da Incepa. Elas rememoraram momentos emocionantes, que contribuíram para o legado da empresa”, diz Christie Schulka. Nos contatos realizados durante o processo de curadoria, a família Puppi conta um pouco sobre como foi ter a loja 001 da Incepa, nos anos 50. “Praticamente minha vida toda foi ligada à Incepa”, diz Ruy Puppi. Já Marcelo Malucelli relembra em detalhes o dia em que o Pelé, ainda em seu auge, foi visitar a fábrica, nos anos 60. “A Incepa é uma semente que prosperou e que criou raízes profundas na história do Paraná”, afirma Malucelli. Ruth Garbi é prova viva disso – ela abriu as portas de sua casa para mostrar as peças originais Incepa da década de 50, que ainda revestem suas paredes. Responsável pela Fábrica 1 da Incepa, Patricia Uchida relembra de sua participação em todo o processo de implementação da supercompactadora Contínua+, que a Incepa foi a primeira nas Américas a possuir. Hoje, ela participa de mais uma grande inovação na fábrica – a incorporação da tecnologia Mineral Lab, que a Incepa também é a pioneira no uso em todo o continente. “A emoção de ver uma peça nova se materializando na fábrica é indescritível, temos uma sensação de que o céu é o limite”, afirma. Essas e tantas outras histórias ficarão expostos na Casa Incepa, reafirmando todo o pioneirismo e presença da Incepa na vida e memória dos brasileiros. “Felicidade, a contribuição e o comprometimento de todos, foram os pilares da construção destes 70 anos de história da Incepa, e serão também o legado dos nossos próximos 70 anos”, afirma Wuaden.Inaugurada dia 5 de maio, a Casa Incepa ficará aberta até dezembro/2022 e poderá ser visitada por funcionários e familiares da empresa. Os depoimentos farão parte, ainda, de uma websérie que irá ao ar no YouTube da marca. Sobre a Roca Brasil Cerámica Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa. Para tanto, investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua +, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e SuperFormatos, capazes de atenderem ao mercado de revestimento e moveleiro. Desde o final de 2021 pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m². |
Autora:
Marcela Millan