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domingo, 17 de novembro de 2024

A Lógica da Internet e a Cultura Digital

Onde e Quando a Internet Começou a Ser Idealizada? O Que é e Para Que Serve Browser e Gateway? Qual a Importância das Redes Sociais no Mundo Corporativo? 

A ideia desse texto é abordar a importância da internet e suas ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, a fim de tentar incorporar o marketing digital nas organizações.

Nossa intenção é discutir a imersão da sociedade contemporânea em uma cultura digital que influencia hábitos, modos de ser, modos de se comunicar, dentre tantas esferas da nossa cultura, e consequentemente os hábitos de consumo levando empresas a buscar e adotar novas estratégias de marketing, como o Marketing Digital.

O conceito de redes não é novo para a nossa sociedade, pois ele nos remete aos estudos dos níveis subatômicos do cientista Albert Einstein. Mas esse conceito também pode significar “entrelaçamento de fios – em sentido figurativo – conjunto de transportes aéreo, ferroviários etc.”. (RAMAL, 2002; CASTELLS, 2001).

Na área de informática, pode se referir aos computadores interligados por linhas de comunicação e redes de comunicação como conjuntos de nós interconectados, cuja estrutura topológica determina as distâncias entre os usuários desses nós.

No caso da internet, podemos compreendê-la como uma rede de computadores espalhados por todo o planeta que trocam dados, informações e mensagens utilizando um protocolo comum (modelos TCP/IP e OSI), e por meio de uma interface mais amigável para os usuários através do HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto), que permitiu o tráfego de várias informações, como por exemplo: palavras escritas, sons, desenhos, imagens estáticas ou em movimento, comunicação síncrona (acontece ao mesmo tempo) e assíncrona (não acontece ao mesmo tempo).

A internet começou a ser idealizada nos Estados Unidos a fim de conectar bases militares e centros de pesquisas, na década de 1960, por meio de um projeto de redes de computadores chamado de Arpanet.

É importante destacar alguns elementos que permitem o acesso à internet, bem como o seu uso seguro. Sendo assim, destacamos o browser (ou navegador) que é um programa instalado em nosso computador, tablet ou celular para ter acesso à internet (RIOS, 2011).

Os principais navegadores disponíveis no mercado são o Google Chrome, o Mozilla Firefox, o Safari, o Internet Explorer e o Netscape. RIOS (2011, p. 53; 76) ainda nos traz outros elementos relacionados ao acesso da internet, explicando que:

  • Gateway é um computador intermediário ou um dispositivo dedicado, responsável por fornecer determinados tipos de serviços, como conectar à internet.
  • O serviço de proxy permite criar uma política de privacidade dentro de empresas, universidades etc., bloqueando diversos acessos externos na internet.
  • O serviço de firewalls permite controlar o que entra na rede, assim como prevenir contra-ataque de invasores.
  • As redes sem fio funcionam através de ondas de rádio, assim como telefones e televisores conhecidas como Wi-Fi (Wireless Fidelity ou Fidelidade sem Fio).

No Brasil, a internet popularizou-se em meados da década de 1990 e, como tal, a popularização possibilitou gradualmente o uso em várias áreas: educação, comércio, engenharia, dentre outras. Atualmente, a forma de uso da internet modificou-se, passando do notebook e desktops para tablets, smartphones e TVs inteligentes.

Veremos a seguir, dados importantes de como se tem realizado o uso de recursos da internet no Brasil:

“A existência de banda larga é um fator determinante para a melhoria da qualidade de acesso, sendo usada em 70% dos domicílios com acesso à Internet. A maioria dos jovens entre 18 e 25 anos (91%) usa constantemente o Facebook, 48% o Youtube, 15% o Instagram e 13% o Twitter.

Com relação à escolaridade, em média 29% dos acessos à Internet são de pessoas com curso superior completo e 50% de ensino médio completo.

Os internautas brasileiros ocupam a segunda posição do ranking de maior tempo conectado, superando a média mundial. Sites de redes sociais detiveram o maior percentual desse tempo, liderados pelo Facebook, com 122 milhões de usuários cadastrados no Brasil, com 66% de acessos diários” (TURCHI, 2019, p. 19).

Cultura Digital

Podemos notar que nossa cultura tem migrado para o mundo digital. A cultura pode ser transmitida pelo desejo do ser humano de se comunicar e compartilhar suas histórias, seja por meio de músicas, vestimentas, objetos, tecnologias e outros.

Em outros momentos históricos, o desejo de narrar acontecimentos ocorreu por registros em cavernas por meio de pinturas, posteriormente, por meio da escrita em pergaminhos, livros impressos, filmes em películas (mídias analógicas) até chegarmos aos computadores pessoais, pen-drives (memória removível), webcams (filmadoras para computadores, etc.), armazenamento em nuvem, celulares e smartphones (mídias digitais) (BOLL; KREUTZ, 2010).

Dessa forma, com a presença destes dispositivos digitais percebemos uma imersão em uma cultura digital. Percebemos isso quando assistimos um programa em uma televisão digital, usamos o telefone celular, trocamos e-mails ou mensagem por aplicativos com pessoas que podem estar em diferentes lugares, pesquisamos assuntos no Google ou estudamos a distância.

Quando nossas identidades e vida dependem disso há uma construção de significados que são compartilhados por toda uma sociedade “que hoje [faz] dos dispositivos tecnológicos seu principal instrumento” (BOLL, KREUTZ, 2010, p. 9).

Dentro da cultura digital podemos destacar a importância das redes sociais usadas por meio da internet. Recuero (2011) explica que uma rede social pode ser definida como um conjunto de dois importantes elementos: “atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou sociais) ”. […] A abordagem de rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores sociais e nem suas conexões (RECUERO, 2011, p. 24).

As redes sociais atuais on-line, dependem da possibilidade de proporcionar relacionamentos horizontais a fim de conectar pessoas, grupos, instituições e fazerem com que compartilhem informações, conhecimentos, interesses e, dentre as redes sociais mais conhecidas, podemos destacar o Facebook, o Twitter, o Instagram, Youtube, LinkedIn.

  • Instagram: É uma rede social que permite compartilhar sua vida com amigos por meio de uma série de imagens; tirando fotos por meio do celular e em seguida, é possível escolher filtros para transformar a imagem.
  • LinkedIn: Segundo informações do próprio site trata-se da maior rede profissional do mundo, com mais de 400 milhões de usuários em 200 países e territórios. Podendo-se obter informações sobre pessoas, notícias, informações e vagas de empregos.
  • Twitter: é uma rede social que permite aos usuários que escrevam sobre qualquer assunto, recebendo e enviando informações dentro do limite de 140 caracteres. Tradução livre.
  • Facebook: Tentaremos descrever de forma sintética a história dessa importante rede social que, embora amplamente discutida e conhecida, tornou-se até tema de um filme. Em 2004, o Facebook foi criado por estudantes da Universidade de Harvard.

O objetivo inicial era criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários do mesmo círculo de amigos, trocar informações e participar de grupos de interesses vinculados a estes grupos acadêmicos. O site atingiu estrondoso sucesso, sendo traduzido para outros idiomas e acessado pelos mais variados grupos de usuários de todas as nacionalidades. Atualmente, uma rede social, como Facebook, além de ser um espaço de compartilhamento de informações pode se constituir um espaço de construção de estratégias de marketing.

  • Youtube: Também se constitui uma rede social que possibilita a produção e compartilhamento de vídeos. Bastante popular entre a população jovem, tem sido um instrumento poderoso na exposição de vídeos autorais, especialmente porque qualquer pessoa pode produzir um vídeo tendo uma câmera de celular, e em seguida, postá-lo.

Por meio dele, é possível produzir vídeos de produtos, vídeos sobre si mesmo, ideias e outros. Pode ser uma importante ferramenta de marketing pessoal e de uma empresa. Mas, como usá-la? Se tiver uma conta Google, por meio do e-mail por exemplo, basta que se clique no ícone do aplicativo do Youtube.

Diante do exposto conclui-se que, em uma sociedade contemporânea permeada de uso de mídias digitais e redes sociais, faz-se necessário elaborar estratégias de utilização do marketing digital, seja para a construção de uma marca pessoal ou para uma empresa.

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Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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