Uma Abordagem Visível do Marketing Feminino

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Quais São os Três Principais Métodos de Alcançar Consumidores de Qualquer Sexo? Em Que Casos Faz Sentido Adotar a Abordagem Visível? O Que é Uma Abordagem Híbrida?

O fato de as mulheres influenciarem a maioria das compras de consumidores hoje em dia já não é mais novidade, mas a pergunta é: – como as organizações podem se beneficiar com essa informação? Que porção do mercado feminino é de fato seu mercado?

Como as empresas podem desenvolver estratégias autênticas para as mulheres e relevantes para suas vidas? Os três (3) principais métodos de alcançar consumidores de qualquer sexo são as abordagens “visíveis”, “transparentes” e “híbridas”.

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O sucesso de uma abordagem ou de outra depende do produto (ou serviço), dos perfis das suas principais clientes e das maneiras pelas quais elas querem ser alcançadas.

Em alguns casos faz sentido adotar uma abordagem visível, distinguindo o produto dos outros na prateleira que são claramente “para mulheres”.

Em outros casos, a melhor maneira de entrar em sintonia com o público feminino é usar um marketing transparente, entregando o produto de acordo com os processos de coleta de informações e de compra das mulheres, mas sem destaca-las como um grupo especial.

Finalmente, a 3ª opção é conectar-se com suas clientes de maneira híbrida, por meio da combinação das duas abordagens, o que geralmente significa evocar “para mulheres” ou criar uma iniciativa especial para mulheres para um produto (ou serviço) específico numa marca existente.

Nesse texto, exploraremos a abordagem “visível” e também mencionaremos como o marqueteiro poderá incluir elementos visíveis ao fazer marketing voltado para as mulheres, dentro de uma campanha de marketing tradicional – o que resultará numa abordagem “híbrida”.

Apenas “Para Mulheres”

As campanhas “visíveis” são planejadas e apresentadas “para mulheres” e, dessa forma, o nome do produto deverá destacar isso. Se bem executada, essa abordagem pode organizar o caminho até as mentes compradoras e proporcionar uma experiência de marca personalizada.

Hoje em dia as abordagens “para mulheres” de maior sucesso – por exemplo – podem ser aquelas voltadas para a nutrição especificamente feminina, para os cuidados com o corpo e com a beleza.

Sendo assim, o marqueteiro deve pensar nas afirmações de “fórmulas para mulheres” nas embalagens de suplementos nutricionais, ou considerar a campanha da lâmina de barbear Gillette Vênus, como exemplos de um marketing “visível” eficaz voltado para as mulheres.

Existem os formatos mais novos de lâminas para mulheres que apelam de propósito “para mulheres”. Existe de fato algo especial em dar a uma lâmina um formato novo, com um desenho mais feminino e cores em tom pastel, afinal há anos elas vinham usando as lâminas dos seus maridos.

Nesse caso, antes de lhe dar um nome e tornar a campanha de marketing “visível”, o produto já teria atingido as mulheres. Sem o nome afeminado, a abordagem de marketing da Vênus teria sido mais transparente porque a cor e o formato do produto ainda passam a mensagem sozinha.

Mas, independentemente do fato de a abordagem de marketing ser “visível” ou “transparente”, as mulheres aplaudem os fabricantes de lâminas que perceberam as várias curvas e os ângulos estranhos que as mulheres encontram quando raspam seus pelos e, certamente,

isso reflete maior consciência em relação à mente compradora e às necessidades das mulheres como consumidoras.

Abordagem Híbrida: Como Especificar “Para Ela” Dentro de Uma Marca

Existem casos em que uma nova linha de produtos criada dentro de uma marca, se beneficiaria em anunciar às mulheres que ela foi desenvolvida especificamente para elas.

Nesse caso, o marqueteiro deve considerar como exemplo o seu banco local, pois todos sabem que o “banco do centro” tem bom atendimento e oferece melhores taxas de juros e sem limites de talões de cheques.

Mas, agora, o banco quer empacotar as suas informações e desenvolver seminários para abordar as necessidades financeiras das mulheres.

Certamente, o banco não mudaria seu logotipo nem se reposicionaria para se tornar o “Banco do Centro Para Mulheres” e, em vez disso, poderá desenvolver uma seção no seu site denominada “serviços financeiros para mulheres” e começar a oferecer seminários “para mulheres” sobre planejamento financeiro para aposentadoria e sobre assuntos específicos, como ganhar menos, mas viver mais tempo do que o marido.

A pasta dental “Efeitos Rejuvenescedores” é outro produto representativo da abordagem “híbrida” ao marketing voltado para as mulheres. Desenvolvida como produto dentro da linha Crest – da Procter & Gamble – ela é promovida como a primeira pasta dental voltada especificamente para as mulheres. Seu slogan é “para um sorriso radiante, o mais novo segredo de beleza”.

Portanto, para manter uma abordagem “híbrida”, a renovação “para mulheres” não abarcou toda a marca Crest. Em vez disso, o produto “Efeitos Rejuvenescedores” dentro da marca Crest está sendo vendido como uma pasta dental que atende a uma preocupação com a beleza, que costuma ser especificamente feminina.

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