As arquitetas Ieda e Carina Korman , do Korman Arquitetos, prepararam um guia completo sobre o assunto .
Uma das características mais marcantes do estilo industrial, tendência dos lares contemporâneos, é a tubulação aparente. Quando expostas, elas são capazes de trazer uma identidade mas jovem e urbana para o projeto, remetendo aos lofts nova-iorquinos. Muito além da estética, porém, essa escolha traz inúmeras vantagens. “Por não exigir nenhuma quebra na alvenaria, a tubulação aparente pode agilizar uma reforma e, consequentemente, diminuir os custos dela”, dizem Ieda e Carina Korman, arquitetas à frente do escritório Korman Arquitetos.
Segundo a dupla, o planejamento é essencial para esse tipo de instalação. “É necessário pensar na localização de terminações, interruptores, tomadas, torneiras e outros itens, podendo assim traçar o melhor desenho da tubulação pelo projeto”, afirmam. Como elas ficam visíveis e passam a fazer parte da decoração do lar, é preciso tomar cuidado com o encaixe das peças e com o caminho que os canos e conduítes farão pelas paredes e tetos, criando desenhos que se harmonizem com todo o décor. “Tudo isso sempre considerando as necessidades da casa e da família”, complementam.
Apesar de todo cômodo poder receber a tubulação aparente, Ieda e Carina Korman alertam também sobre o tipo de tubulação adequada para cada situação. “O aço galvanizado ou tubos de cobre são os mais utilizados para instalações elétricas. Agora, quando o assunto é hidráulica, o PVC é o mais indicado. Ele pode ser pintado para harmonizar com o ambiente”, explicam as profissionais do Korman Arquitetos, que alertam. “Na hidráulica, nunca cruze tubos de água fria com os de água quente”.
Abaixo, a dupla elencou as principais vantagens de optar por esse tipo de solução. Confira:
Flexibilidade
Sem dúvidas a principal vantagem da tubulação aparente é sua flexibilidade, possibilitando que se acrescente novas tomadas e interruptores com facilidade. “A mudança de layout também é mais simples quando a tubulação está exposta, assim como sua manutenção”, afirmam as profissionais do Korman Arquitetos.
Amplitude do pé-direito
Além de não pedir por intervenções na alvenaria, um projeto com tubulação aparente pode ganhar um pé-direito mais amplo, pois esse tipo de instalação também descarta a necessidade do rebaixamento de gesso. “O pé-direito maior, mais do que belo, pode criar um ambiente mais amplo e ventilado”, afirmam as arquitetas Ieda e Carina Korman.
Diferentes usos
Quando aparente, a tubulação ganha um novo atributo – ela passa a fazer parte da decoração e pode ser incorporada com outros usos, como em corrimões de escadas, estrutura de prateleiras e estantes, dentre outros. “Assim, ela garante que o estilo do apartamento esteja de acordo com as estruturas, reforçando a estética industrial”, dizem.
Versatilidade de aplicação
A tubulação aparente pode ser usada em salas, quartos, cozinhas e até mesmo em espaços comerciais, além de residenciais. “Restaurantes e bares podem explorar essa solução, criando ambientes com muito estilo”, opinam Ieda e Carina Korman.
Economia
Por fim, por não exigir intervenção na alvenaria ou forro, a tubulação aparente gera uma economia de tempo na obra, que consequentemente a torna mais econômica. “O importante, para isso, é sempre contar com um bom planejamento e mão de obra especializada”, relembram as arquitetas.
Sobre a Korman Arquitetos
Com mais de 35 anos de história nos segmentos residencial, corporativo e comercial, o escritório conta com diferentes gerações no comando dos projetos personalizados e exclusivos realizados no Brasil e exterior. Carina se juntou aos pais, Silvio e Ieda, para juntos darem forma a trabalhos criativos com uma linguagem moderna e atemporal, assinando reformas dos mais variados estilos e concebendo espaços do zero, passando pelo acompanhamento da obra até a finalização da decoração. Com participações nas principais mostras de decoração, como CasaCor, o trio já teve projetos evidenciados nas principais publicações da área.
Autora:
Marcela Millan