23.6 C
São Paulo
sábado, 27 de julho de 2024

Terrorismo internacional

Muito se tem discutido, recentemente, acerca do envolvimento do Direito Internacional, nas ações denominadas terrorismo.

Considerada um grupo terrorista pela União Europeia, a organização separatista basca ETA Euskadi Ta Askatasuna (Pátria e Liberdade, em basco), surgiu em 1959 com o intuito de expandir a cultura basca, mas logo evoluiu para uma organização paramilitar separatista.

Fundada por jovens nacionalistas radicais, dissidentes do Partido Nacionalista Basco (PNV), seu principal objetivo era tornar a região basca, que corresponde ao norte da Espanha e ao sudoeste da França um Estado independente.

Naquela época, a Espanha estava sob a ditadura do general Francisco Franco, que era acusado de reprimir a cultura basca. Ele havia proibido o uso público da língua da região. Mas, com o final da ditadura de Franco em 1975 e com a chegada da Constituição de 1978 onde a mesma defende o respeito pela diversidade cultural e lingüística, e de um estatuto especial assegurando ao País Basco o direito de utilizar suas próprias línguas e ainda outros direitos que lhes confere certa autonomia, desse jeito o grupo ETA começa a perder força, e em 20 de outubro de 2011 a organização emitiu um comunicado anunciando o fim de suas atividades.

Autores:

Felipe Castilho Couto Batista
Guilherme Machado Souto
Hélio Geraldo Ferreira Rios
Lucas Luiz Ferreira da Silva

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio