17.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Holandês tem 32 chips implantados no corpo

Há um trecho da Bíblia, no livro do Apocalipse, que faz referência à marca da besta – fanáticos religiosos associam essa passagem à implantação de chips no corpo humano – e os chips seriam essa marca.

Seria interessante saber o que pensariam esses fanáticos se conhecessem a história de Patrick Paumen, um holandês de 37 anos que tem 32 dois chips sob a pele, utilizando-os para fazer pagamentos, abrir portas, armazenar dados pessoais etc.

Paumen diverte-se quando vê a reação de caixas que lhe apresentam leitores de cartões contactless para fazer pagamentos, e ao invés de aproximar o cartão do leitor, ele simplesmente aponta o dedo para o mesmo.   

A tecnologia que permite a implantação de chips no corpo humano já existe há décadas, mas o caso de Paumen é extremo. No entanto, uma pesquisa de 2021, que ouviu 4 mil europeus, mostrou que 51% dos entrevistados considerariam a ideia de instalar um chip sob a pele.

A empresa anglo-polonesa Walletmor, uma das primeiras a disponibilizar esses sistemas ao público em geral, criou chips subcutâneos para uso em pessoas – esses chips pesam menos que um grama e são pouco maiores que um grão de arroz; a implantação de um chip para pagamentos, como o usado por Paumen, custa cerca de 200 euros.

O holandês diz que a implantação de um chip subcutâneo causa o mesmo incômodo que um beliscão e diz que como a tecnologia continua a evoluir, provavelmente implantará mais desses dispositivos. Disse também que não se preocupa com segurança ou privacidade, pois os chips contêm o mesmo tipo de tecnologia que as pessoas usam cotidianamente, como controles remotos, cartões bancários ou usados no transporte público etc.

Os chips implantados em pessoas podem ser considerados parte da internet das coisas, que deve evoluir para uma internet de tudo (pessoas, animais e coisas).

Os fanáticos de que falamos acima certamente acreditariam que Paumen já está condenado ao inferno, ou talvez, que seja a besta em pessoa…

Autor:

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio