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domingo, 17 de novembro de 2024

È hora de pensarmos dentro da caixa?

É hora de pensar dentro da caixa. Mas temos medo de pensar dentro da caixa quando todos os dias somos convidados a pensar fora dela.

Comum todos dias, nas reuniões somos convidados a pensar fora da caixa, ser diferentes de tudo etc…

Muitas vezes queremos algo que nunca tenha sido feito, inédito, inovador, criativo, inteligente, quebrador de regras, disruptivo, entre outros adjetivos que são sinônimos do tradicional pedido: “Crie algo fora da caixa”.

O problema é que, muitas vezes, quando queremos pensar em algo fora da caixa, esquecemos de olhar para dentro dela. E é exatamente dentro da caixa que moram muitas das respostas que precisamos.

Dentro da caixa é onde tudo acontece.

Fazendo um paralelo com a biologia, olhar para dentro da caixa é como olhar para o núcleo de uma célula. É lá que todas as informações genéticas são armazenadas e controladas, ali estão os padrões de comportamentos, históricos e aprendizados ao longo da evolução.

Olhar para dentro é viver onde a marca habita, onde objetivos e estratégias de negócio fluem nos corredores, inovações em produtos e serviços se encontram no cafezinho, ideias e soluções não encontram paredes, tudo evolui como deveria, pois, cada um que vive por lá, respira a marca como um só organismo.

Dentro da caixa, marca e produtos estão alinhadas, objetivos de negócio caminhando na mesma direção, processos sendo otimizados em tempo real, ineficiências eliminadas a olho nu, ideias e soluções criadas e, principalmente, co-criadas a todo momento.

Estar dentro da caixa não significa se fechar para o mundo, ignorar as pessoas, os consumidores e voltar o olhar só para si. Muito pelo contrário. Quem vive o interior da caixa é alimentado pelo seu exterior e sabe processar e interpretar com muito mais propriedade o que acontece fora dela.

É hora de deixar os pré-conceitos de lado e começar a pensar dentro da caixa.

E é pensando dentro da caixa que soluções fora da caixa aparecem.

A pandemia nos trouxe alguns aprendizados que com o decorrer dos anos deixamos de lado, o ato observacional de mercado, entender que o foco principal é atender as demandas reais de consumo, e não as nossas , ou do que achamos.

Convido a todos pensar dentro da caixa, ali observar os aprendizados, a historia, e ali dentro estar aberto a receber os novos aprendizados de fora.

 

Willians Fiori

Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia

Gerente de Relações Institucionais Ontex do Brasil | Geração de demanda | Novos Negócios

Professor Docente da Pós Graduação em Gerontologia do Hospital Albert Einstein

Professor Docente do Curso de Negocios para longevidade do Insper

Host e criador do Gerocast Podcast

Membro e criador do grupo de estudos sobre longevidade Envelhecimento 2.0

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