No início de 1985, o sistema operacional mais popular para micros era o MS-DOS 3.0, a máquina mais vendida era o Tandy 1000. O Dell Turbo PC, bem como o Commodore Amiga 1000 estavam prestes a chegar ao mercado, com preços próximos aos US$ 4.500 atuais.
Vivia-se a pré-história da Internet, quando em 15 de março daquele ano foi registrado o primeiro nome de domínio: symbolics.com, registrado por uma empresa que fabricava computadores de mesmo nome, com sede em Massachusetts.
A empresa havia sido contratada pela American National Science Foundation para criar um backbone que conectaria cinco computadores de universidades e centros de pesquisa avançada; a rede resultante foi chamada Nsfnet e ajudou a gerar a internet de hoje, transportando dados a 56 kilobits por segundo.
A construção da rede havia começado, mas em 1985 apenas seis empresas perceberam que poderia ser uma boa ideia registrar nomes de domínio; além desse, foram registrados também bb.com, think.com, mcc.com, dec.com e northrop.com. Mas a Symbolics acabou falindo e o nome pertence a um profissional que compra e vende domínios da Internet.
É interessante notar que 54 nomes de domínio foram registrados em 1986, dentre eles HP, IBM, Intel, Boeing, Siemens e Adobe; no ano seguinte foi a vez de Cisco, Lockheed, Dupont, Philips e Apple. A Microsoft só terá seu nome de domínio em 1991.
Hoje existem mais de 360 ??milhões de nomes de domínio de vários tipos.
Autor:
Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor de empresas e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.