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quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Quer ser um empreendedor inovador e criativo? Consuma arte e acompanhe tendências

Como empreendedores, em muitos momentos nos sentimos sem saída diante de algum desafio, estagnados em problemas que parecem não ter solução. Nesses casos, parece que as ideias se esvaem e não conseguimos pensar de forma diferente e inovadora. 

Nesse sentido, uma das habilidades mais importantes e requisitadas atualmente, entre profissionais de qualquer área, é a criatividade. Se engana quem pensa que ser criativo é importante somente para profissionais que desenvolvem atividades artísticas, designers, arquitetos, etc.

Ter criatividade é fundamental para qualquer área, especialmente para empreendedores. Ela é base para inovação e importante para estimular o pensamento fora da caixa. Além disso, permite que você reflita e aja de forma estratégica diante de impasses e problemas comuns ao dia a dia do negócio.

Mas, como ser um empreendedor mais criativo? Neste texto, apresento uma das táticas que considero muito eficaz nesse propósito: consumir arte e acompanhar tendências. Entenda a razão a seguir!

A importância da criatividade para empreendedores e gestores

Como destaquei, a criatividade é uma das habilidades mais necessárias a serem desenvolvidas pelos profissionais de qualquer área. É importante expandir a mente e ter recursos para lidar com situações adversas, bloqueios criativos e falta de ideias para alcançar melhores resultados. E isso faz parte da rotina de empreendedores e gestores. 

Para sermos mais criativos, precisamos formar conexões a partir de um repertório de memórias, transformando essas conexões em ideias. É necessário concentração e compromisso para exercer a criatividade ao utilizar o nosso repertório de referências, que precisa ser constantemente alimentado. Nesse sentido, o estresse pode ser um obstáculo nesse objetivo, pois o cérebro limita o espaço para a criatividade nesses momentos de esgotamento.

Criatividade como propulsora da inovação

Sem criatividade, não há inovação. Ela é um pré-requisito para que ideias disruptivas ou soluções de vanguarda ganhem espaço no mercado. Dessa maneira, a mente criativa consiste em um potencial de avanço. A partir da nossa capacidade de fazer associações e elaborar ideias, necessidades e demandas podem ser supridas e oportunidades de negócio vislumbradas. Como desenvolver e potencializar o surgimento de ideias inovadoras? Aumentando constantemente o seu repertório de memórias e referências. Veja um pouco mais sobre isso a seguir. 

Estratégia para desenvolver essa habilidade: consumir arte e acompanhar tendências

A criatividade pode ser desenvolvida de diversas maneiras. Vários recursos podem ajudá-lo a ser mais criativo no ambiente corporativo e no que se refere à gestão do seu negócio: cursos, escrita, atividades artísticas e manuais, são alguns exemplos. 

Mas uma das maneiras mais eficazes para alimentar a nossa fonte de referências e ideias é consumir a arte e acompanhar as tendências de consumo, comportamento e mercado. A arte tem um papel fundamental no desenvolvimento da criatividade, que explicarei mais adiante com mais detalhes. Mas antes é importante entender o que envolve as etapas da criatividade.

As etapas da criatividade

Todo o processo criativo pode ser dividido nas seguintes fases:

  • Preparação: quando organizamos os pensamentos e nos preparamos para articular e focar em uma nova ideia ou criação;
  • Incubação: conectamos memórias, referências, refletimos sobre o objetivo da ação, reunimos, selecionamos e descartamos ideias;
  • Iluminação: é o momento do que chamamos de insight, epifania ou inspiração; quando algo faz sentido em nossa mente;
  • Verificação: nessa última etapa, enxergamos a ideia com mais clareza, começamos a analisar sua viabilidade, a maneira como podemos concretizá-la e a validamos.

Como a arte nos impacta e nos faz pensar

Considerando como se dá o processo criativo, precisamos destacar a importância de enriquecer o nosso repertório, expandindo a nossa mente por meio da arte. Ler, assistir filmes, frequentar exposições, ouvir músicas, assistir peças de teatro, tudo isso contribui para estimular o nosso potencial criativo. A arte é capaz de provocar reações e nos fazer pensar, refletir, questionar padrões e paradigmas, mudar a lógica vigente. Ela é semente para as mentes criativas que contribuem para o progresso. 

De acordo com estudos científicos, quando a pessoa é estimulada pela arte, o cérebro entra nas frequências theta ou gama. A frequência gama geralmente fica ativa em momentos de resolução de problemas. Já a theta é considerada a frequência dos insights, favorece à fluidez, o chamado estado de flow, característico de processos criativos, assim como dos sonhos e da meditação.  

Como identificar novas tendências

Na relação entre criatividade, empreendedorismo e inovação, destaco a relevância do empreendedor em ser criativo e pensar fora da caixa. Nesse contexto, para que o seu negócio não fique estagnado, perca relevância e permaneça sempre o mesmo, é essencial estar atento às tendências, prestar atenção nas mudanças de comportamento, analisar as novas necessidades do cliente. O ideal é assumir essa postura de estar sempre um passo à frente. Dessa maneira, você contribui para:
-manter o seu empreendimento relevante no mercado;
-atingir melhores resultados;
-favorecer a identificação de um diferencial do seu produto ou serviço;
-antecipar as demandas do consumidor;
-gerar competitividade.

Pensando nisso, listei algumas dicas para você acompanhar as tendências e não perder oportunidades de inovar. Veja a seguir nas próximas linhas.

Analise movimentações fora do comum

Já reparou como as tendências nascem? Geralmente, começam como uma pequena onda que vai ganhando forma e, de repente, há uma mudança de paradigma ou uma necessidade que impacta determinado público ou mesmo a sociedade como um todo. 

É preciso, portanto, ficar atento a essas movimentações fora do comum, que podem ser enormes, como exemplo assim foi o surgimento das redes sociais, ou mesmo um padrão ou comportamento de consumo.

Acompanhe a visão e avaliação de especialistas

Estudiosos e especialistas de determinada área são os melhores em detectar o que está por vir, já que estão acompanhando de perto essas movimentações que citei anteriormente. Identifique quem são os especialistas mais relevantes do seu mercado ou nicho e fique de olho no que eles estão sinalizando para “não perder o bonde”. 

Observe o que a concorrência está fazendo

Em alguns casos, pode ser que a concorrência descubra o que é tendência e saia na frente. Por isso, é importante acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo para se diferenciar. Não para copiar, mas para ter um direcionamento e identificar oportunidades que serão perdidas se você fechar os olhos para o que está sendo feito a sua volta. 

Ouça a opinião e demandas dos seus clientes 

Sempre (sempre!) ouça o que seu cliente tem a dizer. Muitas vezes, as melhores ideias vêm do seu público, que pode lhe mostrar algo que você não está enxergando. Ninguém melhor que o consumidor para apontar necessidades e dizer o que pode ser aprimorado em seu produto ou serviço.


Ser um empreendedor mais inovador e criativo será importante não só para você ter mais oportunidades de negócio, identificar um gap no mercado ou contribuir para revolucionar determinado nicho ou setor. É uma habilidade que também vai ajudá-lo a ter uma gestão com visão mais abrangente e flexível, a estar aberto para o novo e o diferente. Portanto, foque em consumir mais arte e acompanhar tendências e desenvolva todo o seu potencial criativo!

Bom trabalho e grande abraço.

Rafael José Pôncio
Rafael José Pônciohttps://linktr.ee/rafaeljoseponcio
É escritor brasileiro, historiador, administrador, economista e professor.

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