O presente artigo tem como objetivo abordar a educação e os direitos sociais contidos nos documentos internacionais e nacionais como a Constituição Federal, O Estatuto da Criança e do Adolescente, além da Lei de Diretrizes e Bases, tem uma visão sistêmica global de uma escola – como ambiente, como instituição, como forma, como espaço, como tempo, como mundo – em seu contexto cultural e político. Trata-se de um convite para costurar juntos, e estender, em um varal no pensamento, uma colcha de retalhos espaço-temporal que manifeste em meio aos benefícios sociais e das instancias promotoras e preventivas de direitos sociais a exemplo do CRAS e de proteção aos direitos violados nos CREAS enquanto sujeitos do discurso da educação para a cidadania e trabalho, através do fortalecimento dos vínculos familiares e da valorização das habilidades pessoais. A interação direito a educação e direito social é um direito a vida e a elevação de milhares de pessoas da pobreza extrema para a dignidade do saber e da participação social. Constatamos que, numa primeira abordagem, que a falta de informação é considerada relevante e imprescindível para o conhecimento dos benefícios sócias, sendo então a educação em direitos sociais a base para a implementação de estratégias de intervenção eficazes.
Palavras-chave: Educação. Direitos Sociais. CRAS.
Autora:
Mara Cristina Gomes de Sousa Jorge
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Excelente artigo, parabéns.