O Mobility Report da Ericsson informou que o ano de 2021 encerrou-se com cerca de 8,2 bilhões de SIMs ativos em todo mundo, número maior que o de habitantes de nosso planeta.
Conhecidos no Brasil como “chips de celulares”, os SIMs são circuitos impressos inteligentes utilizados para identificar, controlar e armazenar dados de telefones celulares, tais como informações do assinante, agenda, configurações, serviços contratados, SMS etc. Também são utilizados em outros dispositivos, como tablets, por exemplo.
Só no quarto trimestre do ano passado, foram 24 milhões de novas assinaturas da rede móvel, das quais 5 milhões oriundas da China, 4 milhões dos Estados Unidos e 3 milhões do Paquistão, fazendo com que a taxa de penetração, que mede a densidade de celulares em relação à população chegasse a 104%. No Brasil, segundo a ANATEL, esse número é ainda maior, tendo chegado a 118% no final de 2021.
De acordo com o Mobility Report, o uso da internet a partir de dispositivos móveis também continua a crescer. No quarto trimestre de 2021, o número de assinaturas de banda larga móvel aumentou em aproximadamente 80 milhões, chegando a aproximadamente 6,9 ??bilhões, um aumento de 6% no ano.
No mesmo período, surgiram 98 milhões de novos usuários de 5G, chegando a 660 milhões em todo o mundo; no Brasil, ainda ao final de 2021, o número de usuários de 5G estava próximo de 1,2 milhão, devendo crescer à medida em que essa tecnologia for disponibilizada em novas áreas.
Autor:
Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.
Números interessantes, muito bom.