18.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Mostra “Primeiro Encontro, Último Encontro”, do artista visual Simon Fernandes, usa o ambiente digital para explorar espaço e os fenômenos sociais na Galeria REFRESCO

A exposição acontece ao mesmo tempo em dois lugares (na web e no espaço independente carioca). E as obras estarão à venda, via NFT, na plataforma Foundation

O artista visual Simon Fernandes apresenta a mostra solo “Primeiro Encontro, Último Encontro”, a partir do dia 10 de fevereiro de 2022 (quinta-feira, das 19h-22h) na Galeria REFRESCO, no bairro de Santo Cristo, no Rio de Janeiro. A exposição conta com a curadoria e texto de Daniela Avellar. A visitação presencial pode ser feita de quinta a sábado, das 19h às 22h, e a versão online está disponível no site oficial do artista https://simonfernandes.xyz/.

O projeto “Primeiro Encontro, Último Encontro” teve início em 2019, como uma expansão dos estudos do artista cearense em linguagem computacional –  javascript – e ao mesmo tempo como uma vontade de explorar volumes, texturas, espaço e fenômenos sociais no ambiente digital.

“Era uma vontade de esculpir usando palavras, códigos e luz”, afirma Simon Fernandes, que usa diferentes mídias, como a arte sonora, a escultura e a linguagem computacional, articulando disjunções e conexões entre espaço, materialidade e consumo no contexto do capitalismo contemporâneo.

Uma mostra, dois espaços
Na web, tem uma vídeo-instalação com 12 salas que podem ser acessadas e navegadas via browser (https://simonfernandes.xyz/). E as obras estarão à venda, via NFT, na plataforma Foundation (myfoundationapp.com). Na galeria REFRESCO, a experiência de navegação é modificada, estabelecendo um vínculo com o espaço expositivo e, além das salas digitais, serão apresentadas também uma série de esculturas feitas com componentes de telas de LCD quebradas.

Sobre o artista
Simon Fernandes nasceu em Fortaleza/CE, em 1982, onde vive e trabalha, juntamente com São Paulo. Suas obras integram as coleções do Ilmin Museum (Seul, Coréia do Sul) e da Bienal de Cerveira (Cerveira, Portugal). Exposições recentes incluem a coletiva “Dear Amazon” (Seul, Coreia do Sul, 2019) e as individuais “Para Sempre Parquelândia” (Okinawa, Japão, 2019) e “Enquanto Dormimos, a Cidade nos Arranha” (São Paulo, Brasil, 2020), além da participação na The Wrong Biennale (Web, 2020).

Sobre a galeria
A REFRESCO é um território-intermediação interessado em arte contemporânea sendo produzida e pensada a partir de diferentes linguagens e expressões, sem perder de vista as questões do mundo e as urgências de artistas emergentes latinoamericanos. Localizado no bairro Santo Cristo, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, o espaço atua de forma independente, desde 2019, realizando exposições, oficinas e residências artísticas. https://refresco.art.br/

SERVIÇO RÁPIDO
mostra “Primeiro Encontro, Último Encontro” de Simon Fernandes
curadoria e texto: Daniela Avellar
o quê: 17 obras (12 salas digitais e 5 esculturas)
abertura: 10 de fevereiro de 2022 (quinta-feira,19h-22h)
visita presencial: 11 a 26 de fevereiro de 2022
[quinta-feira a sábado, 19h-22h]
visita online:https://simonfernandes.xyz/
local: galeria REFRESCO
rua sara, 18 – 4º andar – santo cristo
rio de janeiro – rj – 20220-090
tel: 21 99677-2870 – 21 97616-407011
site:https://refresco.art.br

redes sociais
@__simonfernandes__
@galeriarefresco/
créditos Simon Fernandes / Divulgação 

Autor:

Erico Marmiroli 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio