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quarta-feira, 31 de julho de 2024

Mini inicia a conversão de carros usados para elétricos

A chegada de veículos elétricos ao mercado tem feito surgir uma série de negócios paralelos, dentre os quais a eletrificação de carros clássicos, feita usualmente por empresas de pequeno porte, como as britânicas Lunaz, London Electric Cars e Electrogenic.

Agora, alguns dos gigantes da área parecem estar começando a se interessar pelo assunto:   a Ford apresentou recentemente uma picape F100 1978 eletrificada, o que levou alguns a acreditarem que a empresa começará fornecer kits a serem utilizados para esse fim, embora sem envolver-se diretamente na conversão de veículos.

Uma montadora, a britânica Mini, está iniciando operações na área, dando sequência ao trabalho iniciado no New York Autoshow de2018, quando apresentou um carro conceito, elétrico.

De acordo com a empresa, as reações foram tão positivas que agora uma equipe de engenheiros da fábrica da Mini em Oxford desenvolveu um pacote de conversão para seu icônico hatchback, que se transformará no   Mini Recharged pela substituição do  motor de combustão por um motor elétrico que pode ir de zero a 100 kmh em pouco mais de nove segundos, com autonomia de cerca de 160 quilômetros, modesta para os elétricos que estão chegando ao mercado, embora suficiente para uso no Reino Unido, onde os pontos de recarga vem crescendo muito, com incentivos do governo.

Embora o retrofit seja principalmente mecânico, sem alterações no design exterior ou interior do carro, cada Mini Recharged receberá um painel com informações básicas necessárias à operação de um veículo elétrico.

Como novidade, a Mini destaca que as alterações são reversíveis, com as peças retiradas sendo armazenadas pela fábrica, permitindo devolver o Mini à sua condição original posteriormente, o que acaba sendo um bom argumento do ponto de vista comercial. Consta que a Jaguar vai adotar a mesma estratégia.

Ainda não há informações oficiais sobre os custos de conversão, mas empresas que já fazem esse tipo de trabalho, como a London Electric Cars, estão cobrando cerca de US$ 40 mil. Dado que o Recharged é uma conversão oficial de fábrica, acredita-se que seu preço será um pouco maior.

Autor:

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo é consultor de empresas.

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