O presente artigo aborda a atuação do Psicopedagogo e suas intervenções no processo de ensino aprendizagem, dentre elas, a importância da família no desenvolvimento do indivíduo nos aspectos cognitivos, e até mesmo no papel que ela desempenha para sua formação, pois permite e possibilita a constituição de sua essencialidade. Mostra a necessidade de parceria entre a família com indivíduos com dificuldade na aprendizagem, tendo em vista que a família é a base sólida existente onde esse indivíduo absorve seus valores biopsicosociocultural para fortalecer as estruturas pessoais. O objetivo deste estudo é refletir sobre a importância da relação que a família com o profissional da Psicopedagogia, tendo as intervenções desse profissional como um elo, numa busca de apropriação da aprendizagem para o melhor desenvolvimento cognitivo. Foram utilizadas uma pesquisa bibliográfica, com objetivo de conhecer a função social do Psicopedagogo e sua experiência no desenvolvimento de avaliações psicopedagógicas para o entendimento das dificuldades de aprendizado do indivíduo, tendo como base a inter-relação da família para a construção desse desenvolvimento. Assim, consideramos que a participação da família no processo de aprendizado junto ao profissional qualificado será de suma importância no desenvolvimento cognitivo de seus filhos, concretizando valores para que a sociedade moderna tenha uma geração de cidadãos íntegros, críticos e coerentes.
Palavras-chave: Cognitivo. Educação. Família. Indivíduo. Psicopedagogo.
Autores:
Janice Lícia Moura Ferreira
Cleonildo Mota Gomes Júnior
Excelente trabalho, de fato a família tem papel primordial nessa situação!!