O presente trabalho foi elaborado a partir de um levantamento sobre a necessidade de um melhor aproveitamento na relação ensino/aprendizagem na disciplina de geografia, mas de uma geografia critica. É sábio dizer que como pensam Paulo Freire e Helena Callai o ensino deve iniciar-se do cotidiano, no entanto, temos também o dever de não isola-lo de uma relação muito maior chamada globalização. Partindo desses pontos de busca, foi feito uma pesquisa de campo com a comunidade ribeirinha no Município de Limoeiro do Ajuru, especificamente com a comunidade da ilha Saracá para elaborarmos um plano de melhor rendimento nessa relação de ensino e chegamos a um consenso no qual estudaríamos a produção do açaí e suas relações sociais, econômicas e paisagísticas, tanto local, quanto global.
Palavras chaves: Globalização, ensino-aprendizagem, açaí, relações econômicas.
Autor:
Reinaldo Franco Moraes, UFPA-CUNTINS/CAMETÁ/PA
Muito bom seu trabalho, parabéns!
Trabalho de grande relevância para o processo de Ensino Aprendizagem na Amazônia Tocantina. O Autor está de parabéns por tratar com tanta sensibilidade um assunto de extrema relevância para o processo educacional.