O Que Expressa o Conceito de Visão Organizacional? Que Reflexões a Empresa Deve Realizar a Fim de Definir Sua Visão? Na Formulação da Missão Que Perguntas Devem Ser Respondidas? Como Devem Ser Entendidos os Valores, Princípios ou Credos de Uma Organização?
Estudiosos em Administração vêm afirmando que a VISÃO é uma explicação do que se idealiza para uma empresa; ou seja, o conceito de visão expressa a maneira pela qual a organização deseja ser reconhecida futuramente. Seria uma espécie de sonho que deve ser viável na implementação e ter conteúdo inspirador e positivo, o qual motive toda a empresa em torno da construção do futuro almejado.
A visão também pode ser pensada como um cenário ou perspectiva; acima dos objetivos da empresa, é a imagem projetada para o longo prazo que deve ser compartilhada e apoiada por todos os colaboradores. Ao defini-la, a organização deve realizar as seguintes reflexões:
- Como queremos ser reconhecidos futuramente?
- Que desafios apresentaremos aos nossos colaboradores?
- O que queremos ouvir dos nossos stakeholders?
- Onde atuaremos com nossos clientes?
- Quais as principais oportunidades que podem surgir?
A VISÃO é iniciada pelo líder, mas na organização visionária existe o líder dos líderes, que implementa a visão de forma participativa. É por essa razão que Collins & Porras ([1]) sugerem que é melhor construir uma organização visionária do que se basear em um líder com visão; isto é, se o líder não compartilha a visão, ele é um visionário, mas a empresa não é considerada visionária.
A VISÃO não precisa estar registrada em cada sala. O mais importante é que ela tenha sido discutida por todos, pois a percepção do futuro da empresa não é igual para todos e cada integrante tem o seu sonho e objetivos. O desafio é fazer com que todos tenham oportunidade de participar da elaboração da VISÃO da organização e, após a definição, deve-se compartilhá-la com todos os membros e implementá-la. As características fundamentais para essa implementação são:
- A visão deve deixar claro se já conseguimos atingi-la ou não, estabelecendo direção e foco.
- A visão é idealizada pelo líder, mas deve ser compartilhada, reconhecida e apoiada pela empresa.
- A visão deve ser definida de forma positiva e alentadora.
Missão: o Propósito da Existência da Organização
A MISSÃO é a razão da existência de uma organização, tornando-se a função que ela desempenha no mercado de forma a tornar útil sua ação e justificar seus lucros – do ponto de vista dos acionistas e da sociedade em que atua. Ela é uma declaração de propósitos ampla e duradoura que distingue a empresa em relação a outras que atuem no mesmo ramo de negócios. Assim como na declaração de visão, a missão deve ser de fácil compreensão e precisa conter as principais referências que nortearão as definições estratégicas da empresa. Na formulação da missão, deve-se responder às seguintes perguntas:
- Qual é o negócio da organização?
- Que é o seu cliente?
- Qual é o escopo da empresa?
- Qual a sua vantagem competitiva?
- Qual a sua contribuição social?
Segundo Peter Drucker, elaborar a missão de uma empresa é difícil e arriscado, mas só assim se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. Para ele, só assim uma organização pode ser administrada visando um ótimo desempenho. Mas, a definição de missão envolve aspectos mais amplos que o lucro de uma organização. Na sua elaboração, trabalha-se com a diretriz de que o lucro não é a explicação, a causa ou único fundamento das decisões e comportamentos da empresa e, sim, o seu teste de validade.
Os Valores da Organização
São as crenças básicas utilizadas para a tomada de decisões que, segundo Serra, Torres e Torres ([2]), os valores organizacionais são os princípios de orientação perenes e essenciais que são intrínsecos somente para os membros da organização. A empresa decide por si seus valores, como honestidade e eles não devem mudar para reagir a efeitos externos. Dessa forma, os valores ou princípios ou credos podem ser entendidos como ideais a serem seguidos e, por isso mesmo, muitas vezes incluem frases e conceitos que nem sempre são passíveis de serem cumpridos.
No entanto, essa circunstância não faz com que os valores fiquem sem validade, pois é muito melhor ter uma lista dos ideais a serem seguidos do que não nortear a empresa com crenças básicas. Sendo assim, os líderes são os patrocinadores pela prática cotidiana dos valores da organização, pois os valores precisam ser transformados em comportamentos e atitudes. Outro fator importante é que os valores precisam ser consistentes com a história e a cultura da empresa.
([1]) COLLINS, J; PORRAS, J. “Feitas Para Durar”. Rio de Janeiro: Rocco, 1995
([2]) SERRA, F. TORRES, M.S.C., TORRES, A. P. “Administração Estratégica”. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002.