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terça-feira, 23 de julho de 2024

A Comunicação Escrita Nas Organizações

Que Objetivos Devem Ser Atendidos na Comunicação Escrita? Por Que se Deve Obedecer à Norma Culta na Comunicação Escrita? Como Obter a Coerência Textual? Quais os Tipos Mais Comuns de Comunicação Não Verbal Nas Organizações? Embora não seja a forma mais utilizada dentro das empresas e que costumeiramente seja empregada de maneira formal, a comunicação escrita precisa atender a determinados objetivos claros, tais como:

 ·      Tornar um pensamento comum aos outros;

·       Produzir uma resposta;

·       Persuadir.

 Algumas pessoas sentem-se pouco à vontade com o modo escrito da linguagem devido às formalidades às quais são submetidas por meio das regras gramaticais. Assim, não obedecer à norma culta pode ser mal visto no ambiente organizacional.

Contudo, escritas muito rebuscadas, em vez de impressionar podem causar rejeição nos receptores, gerando ruído e prejudicando o entendimento geral sobre a mensagem enviada. Cabe, portanto, às empresas encontrar a medida ideal entre tipo e quantidade de informação, linguagem empregada e outros elementos visuais que tornem o conteúdo mais atrativo.

Para tal, é essencial entender o universo dos receptores, o que implica, algumas vezes, ajustar as mensagens ao universo de mais de um público. Um aspecto importante a ser observado na comunicação escrita dentro das organizações é o tipo de relacionamento entre os emissores e os receptores e em quais condições e estado de ânimo aquela mensagem será decodificada.

Em outras palavras, torna-se importante observar se os departamentos concordam – ou não – com o teor da mensagem, se serão receptivos ou reativos ao que está sendo posto e, assim, utilizar uma linguagem e um vocabulário amistoso e conciliador.

Ânimos acirrados podem ser fatais para decisões comunicadas de maneira formal e impositiva, com poucas informações, apenas o que está sendo decidido. Como se pretende engajar e gerar feedbacks positivos, quem elabora a mensagem precisa ter esse cuidado.

Quando nos sentimos inseguros, aborrecidos ou receosos, o que ouvimos e vemos parece mais ameaçador do que quando nos sentimos seguros e em paz com o mundo” (MEDEIROS; TOMASI, 2019, p. 70).

Palavras reunidas em uma folha de papel ou na tela de um computador serão consideradas, conjuntamente, um texto quando as ideias estiverem articuladas e hierarquizadas, de forma a serem compreensíveis dentro de um determinado contexto.

Portanto, a comunicação escrita precisa ser observada a partir do momento de sua criação, tanto para que a mensagem seja compreendida como codificada/decodificada da maneira correta. A coerência textual é essencial para a composição de textos claros. São importantes para esse fim:

 ·       Utilizar elementos tematizados.

·       Interlocutores precisam ter interesse no assunto tratado.

·       Enriquecer o texto com ideias ou informações novas paulatinamente

·       Relacionar ideias que não sejam divergentes.

. Apresentar uma nova visão de mundo.

 A Comunicação Não Verbal Nas Organizações

 A comunicação dentro das organizações não acontece apenas por meio de palavras. Gestos, atitudes e comportamentos também transmitem mensagens decodificáveis pelas pessoas, muitas vezes contrariando o que está sendo emitido pelas palavras. A comunicação não verbal pode ser a própria mensagem, ou seja, a informação principal que se pretende transmitir.

Por exemplo, um sinal de positivo para uma solicitação, as palmas durante um treinamento. Ela também pode compor uma mensagem, sendo um dos signos empregados pelo emissor para reforçar a informação que deseja repassar e tornar a decodificação ainda mais assertiva para os receptores.

Nesse caso, é necessário haver um cuidado para que não haja discrepância entre o que está sendo dito e os gestos adotados quanto à mensagem para evitar ruídos, muito comuns quando esses elementos, palavras e atitudes são divergentes.

A comunicação não verbal também é muito importante para as lideranças. Os colaboradores podem não ter domínio da língua culta e compreender apenas parcialmente comunicações escritas, contudo, serão capazes de perceber atitudes de aprovação ou reprovação, desmotivação, entre outros.

Assim como acontece com a comunicação escrita, é importante aos interlocutores – em especial ao emissor, sujeito que deve estar interessado em ser compreendido – dominar o repertório de signos dos receptores. Isso porque os sinais podem ter significados diferentes para grupos sociais diversos. Dessa forma, evita-se ruídos que podem ser bastante graves.

Autor:

Julio Cesar Souza Santos

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