Com a data marcada para o dia 26/11/21, a Black Friday de 2021 promete ser a melhor de todos os tempos
São Paulo – SP – Sabemos que a data popular, principalmente entre os varejistas, pode ser uma grande oportunidade para os consumidores conseguirem comprar aquele item que já desejam há algum tempo com um desconto especial. Podendo ser de 30%, 40%, 50%, 60% e até 70% a redução de preço na data específica no Black Friday.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que a Black Friday deve movimentar R$3,93 bilhões este ano. Mas ainda que o número represente um aumento de 3,8% em valores nominais, ao descontar a inflação de 10,67% acumulada em 12 meses até outubro, o resultado implica em uma queda de 6,5%.
Para isso, os e-commerces precisam estar à frente para garantir a melhor experiência de compra e não fazer o cliente desistir no meio com muitas páginas e cliques em excesso. Ter uma loja virtual intuitiva e com muitas fotos e informações sobre o produto também é imprescindível para dar mais segurança para o cliente. É o que explica o consultor de performance de site Victor Pereira: – “Quanto mais informações tiver, mais seguro o seu cliente vai estar para comprar o que realmente deseja e não vai ter surpresas quando o produto chegar em casa, o que nos leva a um segundo ponto: as fotos devem estar muito bem tiradas e de diversos ângulos! O caminho do cliente até o momento da compra é algo que deve ser muito bem planejado, quanto menos cliques ele tiver que fazer e páginas tiver que acessar, melhor! Um caminho longo até o pagamento pode te fazer perder muitas vendas”, afirma Victor Pereira.
Nem tanto eletrônicos e mais vestuário
Ainda que a categoria de smartphones apareça nas pesquisas como item mais desejado da data, os analistas veem potencial de forte demanda no segmento de vestuário e calçados. Ainda que sejam compras de tíquete mais baixo, geradas por impulso, as empresas investiram alto em digitalização ao longo da pandemia para compensar as lojas fechadas e chegam na Black Friday como players fortes.
Por se tratar de uma Black Friday pós-pandemia, muitos analistas acreditam que o tempo que as pessoas ficaram sem sair de casa vai influenciar em um consumo maior de itens como roupas e calçados e as empresas vão oferecer mais descontos nesses produtos para desafogar o estoque. Por isso, os eletrônicos vão ser mais difíceis de perceber o desconto em comparação com o vestuário.
Para o seu e-commerce ter mais chances de vender no Black Friday deste ano, conversamos com o especialista em performance de site Victor Pereira e ele deu 5 dicas práticas e quentes e um bônus para a sua loja virtual decolar:
Dica 1: é ter uma equipe de atendimento alinhado. Hoje em dia, por mais que pareça ser algo que nem precisaria ser dito, muitas lojas virtuais ainda pecam nesse item básico e, muitas vezes, perdem um cliente que poderia retornar mais vezes para fazer compras, simplesmente por não terem um bom atendimento. O atendimento precisa ser humanizado e estar preparado para enfrentar diversas situações cotidianas.
Dica 2: é que o planejamento é muito importante, não adianta querer planejar tudo uma semana antes! As promoções devem estar bem alinhadas, não adianta dar desconto apenas por ser o padrão da Black Friday, você tem que se planejar para negociar um estoque maior pagando menos. Por isso, se não se planejou ainda para essa Black Friday, já comece a planejar a do ano que vem! Pode parecer besteira, mas fará total diferença.
Dica 3: Não deixe de conferir a velocidade do seu site e, principalmente, se o mobile está bem otimizado. Hoje em dia, são raras as exceções de lojas que recebem mais compras e acessos através do desktop do que do mobile. Para alguns nichos estão surgindo opções muito interessantes de aplicativos dentro do site para melhorar a experiência de compra do cliente. Dentro do ramo de óticas, por exemplo, existe um aplicativo que possibilita que o consumidor experimente os óculos virtualmente, gravando um vídeo de seu rosto e o programa, após escaneá-lo, insere os óculos de maneira virtual no rosto gravado. Com o tempo, com certeza a experiência do cliente para compras online vai se transformar e muito, será quase como comprar em uma loja física!
Dica 4: Não utilize pop-up na home do site. Isso já deu muito certo anteriormente, hoje é algo que não agrada em nada o seu potencial cliente, só o espanta da sua loja.
É como se você estivesse entrando em uma loja e alguém de repente saltasse na sua frente. Caso deseje capturar e-mails, crie uma landing page para isso e ofereça algo em troca do e-mail. Lembre-se da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sendo necessário estar claro para quem fornece o e-mail qual vai ser a utilidade disso.
Dica 5: Tenha descrições bem-feitas. Muitos lojistas pensam ser uma besteira, mas não é. Uma boa descrição vai te ajudar tanto no posicionamento orgânico no Google, quanto a sanar todas as dúvidas do seu cliente em relação ao produto.
Dica BÔNUS: Tenha um checkout objetivo. Não peça informações desnecessárias que, muitas vezes, você nem sabe para que vai utilizar. Peça somente o necessário e otimize o tempo de compra do seu cliente.
SERVIÇO:
Site: https://www.instagram.com/victor.andradepereira/
Autora:
Flavia Lopes