A mostra “Tra(u)ma”, do artista visual Gustavo Aragoni, abre nesta quinta-feira, dia 21 de outubro de 2021, a partir das 13h, no Casarão Brasil, no Anhangabaú, em São Paulo. O evento é um desdobramento da Ocupação: Casarão Brasil, projeto em parceria com a Lona Galeria e realizado entre agosto e setembro de 2021.
Os registros fotográficos e a paisagem sonora ficam a cargo da artista visual Clara de Cápua e o texto crítico da crítica de arte Sylvia Werneck. A visitação acontece, mediante agendamento, até 05 de novembro de 2021.
Pelo período de dois meses, a partir das suas (con)vivências e contextos de trabalho, o artista criou um tempo-espaço de experimentação e criação contínua, tendo o próprio lugar como suporte e ambientação para suas ações.
Fases distintas
O projeto é dividido em duas fases. A primeira é externa, onde o artista visual Gustavo Aragoni se desloca pela cidade e nas proximidades do Casarão Brasil, ao acaso, em função das ruas, das pessoas e situações, para coleta de objetos do cotidiano, sobras e lixos. Acontecem registros, em vídeo, fotografia ou desenhos, pela artista visual Clara de Cápua, dos processos de trabalho na rua. A segunda é interna, onde o espaço do casarão será utilizado como local de experimentação, ideias e criações imediatas, em função da relação dos artistas com o lugar.
Sobre os artistas visuais
Gustavo Aragoni
Nasceu em Osasco (SP), em 1975, onde vive e trabalha. Dedica-se à pesquisa em filosofia contemporânea, desenho, instalação e performance. Em 2013, estudou pintura com Dudi Maia Rosa e ilustração com Fernando Vilela. Ingressou no curso de desenho de animação do Centro Universitário Belas- Artes, em 2014. Nos anos seguintes frequentou o ateliê de José P. Latorre (2015 – 2017) e participou do grupo de estudos do Hermes Artes Visuais (2018 – 2020). Recebeu prêmio aquisição no 47º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilloto e no 18º Salão Nacional de Artes de Jataí, ambos em 2019. É um dos artistas a representar o Brasil na 4a Bienal Del Sur Edição Venezuela, em 2021. Seus trabalhos são parte de acervos públicos, como Fundação Bienal de Cerveira, MAC de Jataí e Paço Municipal de Santo André. @gustavoaragoni
Clara de Cápua
Nasceu no interior de São Paulo (SP), em 1984. Vive e trabalha em São Paulo/SP. Seu trabalho se desenvolve entre as artes da cena e as artes visuais. Graduada em Artes Cênicas (2006) e Mestre em Artes (2010) pela UNICAMP, dedicou-se ao teatro por vários anos. Em 2017, integrou uma residência artística na Macedônia do Norte e, desde então, vem se enveredando pelas artes visuais, sobretudo através do desenho, da intervenção sobre fotografia e da videoperformance. Participou de exposições coletivas nacionais e internacionais, com vídeos exibidos no Brasil, na Alemanha, na Islândia, na Romênia, em Portugal e no Irã. Foi criada no Mato Grosso do Sul, onde aprendeu a desenhar com a sua mãe. @claradecapua
Sobre o Casarão Brasil
Casarão Brasil – Associação LGBTI é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2008, criada com o intuito de inovar as atuações políticas e sociais em favor da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI). Como parte das ações nesse sentido, oferecem uma variedade de serviços para a comunidade arco-íris na sua sede e realizam eventos em diversas áreas, tais como assistência social, saúde, educação e trabalhos voltados para o fortalecimento e autoestima dessa população. Oferecem diversos tipos de atendimento, como assistencial, jurídico, psicológico e pedagógico. Realizam capacitação profissional e oficinas para inclusão no mercado de trabalho.
SERVIÇO RÁPIDO
exposição “Tra(u)ma” do artista visual Gustavo Aragoniregistros fotográficos e paisagem sonora de Clara de Cápua
texto crítico de Sylvia Werneck
abertura: 21/10/2021, 13h-19h
período: até 05/11/2021
(quartas, quintas e sextas-feiras, 13h-19h, agendamento tel 11 99403-0023)
local: Casarão Brasil
rua cel. xavier de toledo, 210 – 11º andar
anhangabaú, são paulo, sp 01048-000
site:casaraobrasil.org.br
Autor:
Erico Marmiroli