Os desafios da Administração começam na forma de suas relações para com a sociedade. A natureza do trabalho envolve a definição da visão e do rumo do negócio, ou seja, os objetivos, metas e visão organizacionais, assim como a filosofia e os valores da organização: é o conceito do seu negócio.
No passado, o pequeno empresário foi construído através de linhas clássicas do capitalismo, com tradições que eram difundidas através de um sistema de proteção à propriedade (Mills, 1976). A forma como o capitalismo veio da Europa e da América, levavam os proprietários individuais a orientarem-se para o lucro particular, criando assim o interesse privado.
Mais que uma estratégia, administrar é analisar formas de combinar diferentes negócios, operações e atividades dentro da empresa, identificando, adquirindo e estimulando capacidades necessárias para a construção do desenvolvimento institucional, do produto ou serviço.
O Código de Ética do Profissional Administrador atua como uma ferramenta que direciona o comportamento voltado para o desenvolvimento. Prevê um compromisso de valor do administrador para com o cliente, a organização e a sociedade.
Administrar é, pois, identificar, adquirir e alimentar as capacidades fundamentais para a construção do desenvolvimento empresarial, com a importante tarefa de equilibrar as três dimensões da organização: econômica, humana e cada vez mais social.
Portanto, administrar é uma ferramenta de gestão apropriada de transformação, tanto cultural quanto organizacional que, uma vez implementada, combina as melhores práticas para o desenvolvimento empresarial e impulsiona o negócio e a sociedade.
Autora:
Nyrlene Pamplona, jornalista, com Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e Administradora, com MBA em Gestão Empresarial. @nyrlenepamplona