Este escrito visa reforçar o diálogo em torno de uma realidade educacional que requer reflexões por todos que assumem o compromisso, primeiramente consigo mesmo, de contribuir na construção de um modelo educativo realmente significativo. Sendo assim, inicia-se por meio da exposição de um fato relacionado a história de um jovem com uma vida estudantil marcada pela falta de interesse com os estudos, que contrariou as expectativas que naturalmente é prevista em ocasiões idênticas, revelando habilidades que o possibilitou ingressar em uma instituição federal de ensino por meio do ENEM e ingressar no mercado de trabalho precocemente. O ocorrido despertou a atenção do autor por questionar o modelo atual de ensino e ao mesmo tempo propor uma reflexão sobre a importância de repensar o currículo na educação básica como ponto de partida para uma educação que poderemos chamá-la de significativa. Reconhecendo a necessidade da não generalização para o sucesso de qualquer propósito de ensino e aprendizagem, este trabalho visa estimular o discurso em prol de se pensar uma educação básica diferente a partir do currículo, pois se o caso do jovem CFC não é suficiente para generalizar a ineficiência do modelo atual de educação básica, é relevante para concluirmos que foi insignificante o papel da escola no desfecho obtido.
Palavras chaves: educação básica, currículo, interesse.
Autor:
Joseni Fernandes Caminha